Conecte-se conosco

Geral

Setembro Amarelo: caminhada e bate-papo de alerta em Estância Velha

16/09/2022 - 17h10min

(Crédito: PMEV)

Estância Velha – Como forma de alertar a população sobre o Setembro Amarelo, a secretaria da Saúde, em parceria com o Lions Club, realizou, nesta sexta-feira, dia 16, atividades alusivas à prevenção ao suicídio. Uma caminhada partiu do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, passou pela secretaria da Saúde e encerrou no Hospital Municipal Getúlio Vargas.

Na unidade hospitalar, uma roda de conversa sobre o tema foi realizada com profissionais da saúde, pacientes da ala psiquiátrica do HMGV e comunidade. “Enquanto estamos aqui conversando, uma pessoa comete suicídio no Brasil. Transtornos psicopatológicos matam mais que algumas outras doenças e não são tão faladas”, alertou durante a conversa Maria Caroline Kayser, Psicóloga do HMGV e Coordenadora de Saúde Mental do local.

O dia 10 de setembro é considerado oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas as ações acontecem durante todo o mês de setembro. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo. Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!”.

De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 1 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.