Destaques
Setembro Amarelo: uma campanha para prevenir e conscientizar sobre o suicídio
País – No Brasil, há um suicídio a cada 45 minutos. Os dados mundiais indicam que ocorre uma tentativa a cada três segundos e um suicídio a cada 40 segundos. No total, chega-se a 1 milhão de suicídios no mundo. Provocar o fim da própria vida está entre as principais causas das mortes entre jovens, de 15 a 29 anos, e também de crianças e adolescentes.
No esforço para mudar esses números, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu que a data de 10 de Setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Há quatro anos a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), promove a campanha nacional Setembro Amarelo.
O presidente eleito da Associação Psiquiátrica da América Latina (Apal) e superintendente técnico da ABP, Antônio Geraldo da Silva, destacou a importância da campanha para prevenção e conscientização.“Esses números são altíssimos, mas nós sabemos que são falhos. Mesmo assim, são assustadores.”
CRIANÇAS
Pelos dados da OMS, o suicídio é a terceira causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. É também a sétima causa de morte de crianças entre 10 e 14 anos de idade. O caminho, segundo Silva, é adotar medidas preventivas de ajuda e auxílio.
“É uma maneira de a gente salvar vidas porque 90% dos suicídios poderiam ser evitados se as pessoas tivessem acesso a tratamento e pudessem tratar a doença que leva ao suicídio”, afirmou o presidente da Apal.
Segundo o psiquiatra, em geral, a maior parte das pessoas que tenta colocar fim à vida sofre de algum tipo de transtorno mental. “Os estudos mostram que 100% de quem se suicida têm uma doença mental. Os trabalhos mostram isso. Nem 100% de quem pensa em suicídio têm doença mental, mas 100% de quem suicida têm transtorno mental”, afirmou.
**Com informações da Agência Brasil
EVENTO EM IVOTI
Nesta segunda-feira, Ivoti vai sediar um segundo evento sobre o Setembro Amarelo. O evento contará com a palestra “O suicídio e suas ressonâncias no Eu e no Outro”, do psicólogo Josias Fontoura. O encontro acontece no posto de saúde do bairro Concórdia, a partir das 17h30min.
Leia também:
Ônibus que transportava animais acaba ficando atolado em Ivoti
Esgoto a céu aberto: tubulação pública entupida provoca revolta de moradora de Ivoti