Geral
Setor calçadista em peso em reunião na Secretaria Estadual da Fazenda
Região – O setor coureiro-calçadista marcou presença forte em reunião na manhã dessa quinta-feira (23/02) na Secretaria Estadual da Fazenda, em Porto Alegre. O encontro foi organizado pelos deputados Joel Wilhelm e Issur Koch, ambos do PP, em conjunto com o Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo. Representantes de 11 sindicatos da indústria, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados e Associação Comercial, Industrial e Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha participaram da reunião com o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves.
A principal reinvindicação do setor é a equiparação de benefício fiscal com Santa Catarina. O estado vizinho oferece crédito presumido para que as saídas de calçados tenham tributação de 3% sobre o preço de venda. Além disso, Santa Catarina tem um custo logístico mais vantajoso, principalmente por causa dos portos.
Outro ponto abordado foram os benefícios tributários em logística oferecidos pelo Estado do Espírito Santo. Diversas empresas deixaram o Rio Grande do Sul para usufruírem das vantagens do estado do sudeste.
O terceiro ponto levantado foram os incentivos fiscais oferecidos pelos estados nordestinos, como o Ceará, que há 7 anos assumiu a liderança na produção de calçados.
Demais pleitos importantes da reunião:
1 – A Secretaria da Fazenda não tem permitido a compensação do ICMS e as empresas exportadores não podem usar o saldo para quitação de débito.
2 – A legislação atual exige a discriminação de todos os produtos aplicados na industrialização com as respectivas quantidades, gerando enorme custo burocrático.
3 – O porto de Rio Grande tem apresentado problemas de inexistência de escala e de cancelamento de escalas sem aviso prévio.
“O subsecretário da Receita e o secretário Ernani levarão todas essas demandas ao governador Eduardo Leite. Temos a certeza de um esforço em conjunto para melhorar o cenário; afinal, o setor emprega diretamente 87 mil pessoas. Basta melhorar o ambiente de negócios para gerarmos ainda mais oportunidades, e o Rio Grande do Sul voltar ao topo na produção de calçados no Brasil”, destaca o deputado estadual Joel Wilhelm.
Estiveram presentes na reunião:
Sindicato da Indústria de Calçados Componentes para Calçados de Três Coroas – João Batista Vargas de Souza, Márcio Port dos Santos, Rogério Darci Müller, Valmor Leandro Biason, Joel Brando Klippel e Juliano Mapelli
– Sindicato da Indústria de Calçados, Vestuário e Componentes p/ Calçados de Igrejinha – Vinícius Mossmann
– Sindicato da Indústria de Calçados do Estado do Rio Grande do Sul – SICERGS – Renato Klein
– Sindicato das Indústrias de Calçados de Estância Velha – João Altair dos Santos
– Sindicato das Indústrias de Calçados de Parobé – Antônio Scholl
– Sindicato da Indústria de Calçados de Campo Bom – Antônio Marcos Lenhard
– Sindicato das Indústrias de Calçados de Novo Hamburgo – Paulo Ricardo da Silva
– Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul – FIERGS – Thômaz Nunnemkamp e Sabrina Lopes Fensterseifer
– Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha – ACI-NH/CB/EV – Diogo Carlos Leuck e Leandro Villela Cezimbra
– Associação Brasileira das Indústrias de Calçados – ABICALÇADOS – Haroldo Ferreira
– Via Uno – Ramon Rabelo
– NKS – Mauro José Schuck