Geral

Sindicato de Trabalhadores Agricultores Familiares comemora 60 anos

20/09/2023 - 08h00min

Funcionários e colaboradores do Sindicato Créd. Bruno Wingert

por Bruno Wingert

Aniversário, foi comemorado na última terça-feira, com grande festa no Clube União.

Aniversário contou com grande número de associados presentes no Clube União Créd. Bruno Wingert

O Sindicato de Trabalhadores Agricultores Familiares de Dois Irmãos e Morro Reuter completou na última terça-feira (19), 60 anos de existência. Sua trajetória é marcada pela defesa aos homens e mulheres que exercem a atividade de agricultores e agricultoras rurais.

CRIAÇÃO E HISTÓRIA

Fundado em 19 de setembro de 1963, com o intuito de unir forças, para melhorar, para condições de trabalho e reconhecimento social, sob a direção de Ari Gribler e Roque Querino Klauck, foi aprovado por unanimidade a fundação do Sindicato. O reconhecimento como entidade sindical pelo Ministério do trabalho e previdência social, ocorreu em 1965, através da Carta Sindical, tornando-se a entidade oficial.

No ano 1967, foi aprovado o primeiro estatuto dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Dois Irmãos. E com ele a obrigatoriedade de cada quatro anos a renovação da diretoria. Em 1974, foi inaugurada sua sede própria, um prédio amplo, com instalações de ambulatório médico e gabinete dentário.

MARCO HISTÓRICO

Em 1983, aconteceu o marco histórico na vida do Sindicato, que reacendeu a vontade dos agricultores e a confiança no sindicato. Com inúmeras dificuldades financeiras, uma nova diretoria assumiu, e mantiveram o compromisso com o associado de lutarem pelos seus direitos.

Em 1988, com a emancipação de Santa Maria do Herval, ocorreu a separação do Sindicato. Situação que se repetiu em 1992, em Morro Reuter, devido a emancipação do município, o mesmo foi elevado a extensão da base, tendo junto de Dois Irmãos um mesmo Sindicato.

Presidente do Sindicato Rural, Pedro Becker Créd. Bruno Wingert

Para comemorar essa data importante, o Sindicato promoveu um almoço de comemoração no Clube União. Um dia bem animado, cheio de comemorações. Além do almoço houve uma apresentação de um vídeo de fotos contando a história do Sindicato, e também uma apresentação de teatro amadora, feita pelos próprios agricultores, e o mais esperado, o sorteio dos 60 brindes de aniversario.

Houve também uma homenagem às colaboradoras Ester Fritsch Koch e Nelsi Dapper Steffen, que completaram 40 anos trabalhando e colaborando com o Sindicato Rural.

O Presidente do Sindicato Rural de Dois Irmãos e Morro Reuter, Pedro Becker, ressaltou os anos de trabalho. “Com grande alegria comemoramos essa data importante, quero agradecer a todos os nossos parceiros, a prefeitura, nossos colaboradores, porque sem eles não iríamos conseguir fazer esse evento. Nossos agricultores são fundamentais para nós, sozinhos não fizemos nada”.

 AUTORIDADES RESSALTAM A IMPORTÂNCIA DO SINDICATO

Prefeito Jerri, destacou a importância do Sindicato Créd. Bruno Wingert

A festa de comemoração contou com a presença do Prefeito de Dois Irmãos Jerri Meneghetti, da Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo de Morro Reuter Sônia Feldeman, Deputado Estadual Elton Weber, e o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FRETAG), Carlos Joel da Silva.

O Prefeito Jerri Meneghetti destacou a importância do Sindicato. “O Sindicato é um parceiro da prefeitura, uma entidade extremamente necessária, uma voz dos agricultores que são a essência da nossa história. Meus cumprimentos a todos os colaboradores e a todos os agricultores que ajudaram a construir essa história, destacou o Prefeito”.

O deputado Estadual Elton Weber, salientou a importância do agronegócio em nossos municípios. “Quero parabenizar a todos os associados, que são a razão da existência do Sindicato, estamos unidos em todas as situações, os agricultores são a essência da nossa terra”, destacou o deputado.

Pedro ressalta ainda, “que a entidade segue sempre respeitando a vontade dos associados, e sempre visando as melhores condições de trabalho aos agricultores como um todo”.

 

Copyright© 2020 - Grupo o Diário