Geral

Sindicato é homenageado pelas seis décadas de serviços prestados

09/08/2023 - 15h55min

Representantes do Sindicato receberam a homenagem na Câmara de Vereadores (CRÉD. DIVULGAÇÃO)

Solenidade aconteceu na Câmara de Vereadores no dia 8 de agosto

GIAN WAGNER BAUM

Nova Petrópolis – O Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Nova Petrópolis e Picada Café, ou simplesmente Sindicato dos Agricultores, foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis na sessão ordinária de terça-feira, 8 de agosto. “Essa entidade defende uma das profissões mais importantes para a sociedade e para o ser humano, que é quem produz o alimento, o agricultor. Com a homenagem, queremos reconhecer esse trabalho que fortalece o produtor rural e a agricultura”, disse o vereador Alexandre da Silva, que propôs a homenagem.

REPRESENTANTES DO CAMPO – A vice-presidente do Sindicato, Mariana Marcon, falou sobre a representatividade do Sindicato. “Nós representamos a agricultura familiar, a base que temos em Nova Petrópolis, pela diversidade da produção de alimentos, pela preservação cultural e pela geração de renda no município. Estamos trabalhando por um associado que acredita em nós, o agricultor precisa desse apoio. Já trabalhamos muito, mas temos um futuro, e vamos continuar lutando pela agricultura familiar de Nova Petrópolis”, disse.

Seis décadas de história
A história do Sindicato está intimamente ligada aos movimentos cooperativistas do padre Theodor Amstad. No ano de 1962, surgiu a Frente Agrária Gaúcha e em 3 de junho de 1962 foi realizada a assembleia de fundação do Sindicato dos Agricultores Autônomos, em Joaneta.
Nesta época o anseio dos trabalhadores era tanto que houve uma nova assembleia em 6 de agosto de 1963, em Pinhal Alto, para a fundação do Sindicato dos Pequenos Proprietários. Foi somente em 1965 que o Ministério do Trabalho reconheceu a carta sindical, estando, assim, fundado o Sindicado dos Trabalhadores Rurais de Nova Petrópolis.

Foram inúmeras conquistas ao longo dos anos sendo a aquisição do terreno para a sede uma das primeiras delas, ainda em 1968. Em 1972 o sindicato dava encaminhamento às primeiras aposentadorias e comprou seu primeiro veículo. A década de 70 se consagrou com as novidades levadas à Nova Petrópolis como uma ambulância dada pelo Ministério do Trabalho (1974), um trailer com equipamento dentário e aquisição de dois terrenos (1975), instalação da farmácia da entidade (1976), instalação do Laboratório de Análises Clínicas (1977).

A década de 1980 foi de conquistas de direito, como o início do movimento para a aposentadoria da trabalhadora rural (1983) e o reconhecimento do direito auxílio-doença para os trabalhadores rurais (1987). Nesta década, em 1989, aconteceu a assinatura do protocolo de aposentadoria de um salário-mínimo aos trabalhadores rurais.
ANOS 90 – Picada Café agora era uma cidade e se uniu em um sindicato conjunto. Em 1992 aconteceram as primeiras reuniões em Picada Café e em 1993 a aquisição de área para instalação da subsede, que seria inaugurada em 1996. Em 1994 a instalação da Emater na sede deu início aos cursos de capacitação rural com o Sebrae.

REESTRUTURA – São 15 anos de reestruturação (de 2003 a 2018) e em 2019 uma
uma mulher assume vice-presidência pela primeira vez na história. Em 2020 dá-se apoio para a Associação dos Apicultores e em 2021 passa a ser o parceiro ideal para o Sabores da Colônia, evento de gastronomia típica das antigas colônias alemãs no Sul, além de ter se tornado um grande festival de bandas.

 

Sair da versão mobile