Geral
Situação no Ninho das Águias prejudica voo e desconfigura atrativo de Nova Petrópolis

Nova Petrópolis – O Ninho das Águias, um dos principais pontos turísticos do município, apresenta-se em uma situação que não condiz com sua importância. A grama alta, aliada com bancos quebrados e infestações de marimbondos deixam o atrativo feio e com cara de desleixo pelo Poder Público. No entanto, de acordo com o secretário de Turismo, Rodrigo Santos, os problemas serão resolvidos ainda nesta semana.
A situação precária começa já na Avenida Ninho das Águias, que liga a BR-116 ao atrativo, com a vegetação alta invadindo o asfalto. Ao chegar na entrada, um ninho de marimbondos é visto grudado às câmeras de segurança do lado de fora dos banheiros, podendo haver mais sob as placas de energia solar. Os insetos voam para dentro dos sanitários e há relatos de visitantes que foram picados.
Grama alta prejudica o atrativo (Créd.: Dário Gonçalves)
Pelo gramado, a grama está alta em diversos pontos, principalmente ao redor dos bancos. Muitos destes, inclusive, estão quebrados e alguns podres e se desmanchando. Nos mais baixos, à frente do “Palco Voador”, quem sentar para usá-los verá apenas uma parede de mato superior a um metro e meio de altura ao invés da vista para o Vale do Caí e o pôr do sol.
Perigo ao voo
Além da questão visual, pilotos de voo livre reclamam que a grama alta pode fazer com que as cordas dos equipamentos se prendam nelas e provocar acidentes. “Há grama muito próxima da Rampa de Voo e, em alguns pontos, sobre ela. Se uma corda se prender em algum desses matos, pode impedir a decolagem e provocar um acidente”, disse um dos voadores do Clube Ninho das Águias.
(Créd.: Dário Gonçalves)
Soluções
O secretário Rodrigo Santos esteve no local ainda na tarde desta terça-feira, 11, e garantiu que tudo estará resolvido até o fim desta semana. “Já passou da hora de corrigirmos esses problemas. De maneira alguma poderia ter chegado a este ponto”, afirmou. Sobre os bancos, Rodrigo disse que a Prefeitura está construindo entre 40 e 50 novos bancos, que serão levados para o Ninho das Águias, Praça das Flores e outros locais de Nova Petrópolis. “Além disso, destes que estão quebrados, podemos desmanchar dois e com o que está em boas condições fazer um só”, completou.
A respeito dos marimbondos, a Associação de Apicultores e Meliponicultores de Nova Petrópolis (NovaMel) foi chamada para fazer a retirada e também era aguardada ainda nesta terça-feira.
Marimbondos oferecem perigo a quem usa o banheiro (Créd.: Dário Gonçalves)
Veja mais: