Conecte-se conosco

Geral

Soberanas do Folclore Alemão: conheça Itauana Schmoekel, do Volkstanzgruppe Freundschaftskreis

07/04/2022 - 15h00min

Atualizada em 10/04/2022 - 11h09min

Itauana Schmoekel (Créd.: Carolaine Jannke)

Nova Petrópolis – Itauana Schmoekel tem 16 anos e representa o Volkstanzgruppe Freundschaftskreis, de Vila Olinda. Neste sábado, 9, ela disputará o título de Soberana do Folclore Alemão para representar o maior evento cultural da Serra Gaúcha, o 49º Festival Internacional de Folclore, que ocorre de 14 a 31 de julho de 2022, em Nova Petrópolis.

Conheça um pouquinho da história de Itauana:

O Diário: Como está sua expectativa para este baile?

Itauana: “Sábado vai ser um dia que estarei realizando um dos meus sonhos, podendo falar um pouco da nossa cultura, do turismo, da história do meu grupo, da nossa língua alemã e do nosso querido Festival Internacional de Folclore. Para mim é uma honra representar o Freundschaftskreis, ser soberana do Festival Internacional de Folclore vai ser algo muito gratificante, me encho de emoção quando podemos falar do nosso evento tão conhecido pelo mundo inteiro, e sim, darei o meu melhor com muito orgulho e gratidão!”.

O Diário: Como é sua história nos grupos de dança?

Itauana: “A minha história com o Freundschaftskreis começou aos 4 anos de idade na categoria mirim, por influência de familiares, esse ano completo 12 anos de grupo. Desde sempre gostei muito de dançar, sendo que este ano meu grupo depositou a confiança deles em mim, nesse momento em ser candidata à soberana do Festival Internacional de Folclore. Isso é um momento muito gratificante. Temos uma data muito importante no nosso grupo esse ano. Completamos 30 anos de história, 30 anos de esforço e dedicação de cada um dos integrantes”.

(Créd.: Carolaine Jannke)

Mensagem do Freundschaftskreis para Itauana:

Querida, Itauana! O caminho percorrido desde o dia que aceitou ser candidata foi longo e árduo. Você teve que superar desafios e medos, ultrapassar obstáculos e se dedicar aos estudos. Estamos muito orgulhosos de você e do quanto te dedicou para representar bem o nosso grupo e o Festival que tanto ama. Independente de qualquer resultado, queremos que você se sinta orgulhosa da sua caminhada e de todo o crescimento que teve nesses últimos meses. É só o início de toda a sua trajetória folclórica e sabemos que ela será longa e cheia de conquistas. Que todos possam ver o brilho nos teus olhos e a luz que tu emana como nós vemos. Continue brilhando e estaremos aqui ao seu lado nesse dia tão importante“.

Edição favorita:

Itauana: “Minha edição favorita foi a 44ª, em 2016. Nessa edição, minha prima Franciele Simon, representando o Freundschaftskreis, foi a rainha do Folclore Alemão. Com meus 11 anos de idade, lembro do colorido e da alegria de poder tirar uma foto com minha prima Rainha. Tinha também a Estação de inverno da BAND que levou o FIF e a cidade de Nova Petrópolis aos mais diversos cantos do Brasil”.

Relação com Nova Petrópolis:

(Créd.: Carolaine Jannke)

Itauana: “Nova Petrópolis, uma cidade germânica, onde a cultura a diversidade nos acompanha no dia a dia, uma cidade onde você caminha na rua e recebe um ‘Oi’ mesmo que não seja conhecido. Cidade acolhedora de tradições, de festivais que trazem o mundo até você. Representa para mim com sua arquitetura germânica e encantadora, um futuro cada vez mais promissor onde o novo cada vez é mais bem vindo. Lugar que eu amo viver”.

Importância do Festival Internacional do Folcore:

Itauana: “É um evento que procura unir e integrar as mais diversas manifestações culturais vindas de todos os cantos do mundo, unindo o rico e colorido mundo do folclore. Nele ocorre a integração da gastronomia, do artesanato, da dança e do teatro. A chama folclórica continua ardendo em quem mantém vivas as tradições do folclore, independente do idioma que fala, da bandeira que carrega, envolvendo a todos com sua energia e calor. Essa chama é alimentada pelos aplausos, sorrisos e lágrimas do público, que se emociona com cada coreografia, cada acorde e cada expressão dos folcloristas no palco. Enquanto houver pessoas que se orgulham de suas raízes e se dedicam a preservar, enriquecer e compartilhar suas culturas, a chama do folclore jamais se apagará. Quero representar o evento que tanto amo e a cidade que tanto admiro, realizando, então um dos meus grandes sonhos da vida. Viva o Festival Internacional do Folclore”.

Itauana Schmoekel (Créd.: Carolaine Jannke)

O 49º Festival Internacional de Folclore ocorre de 14 a 31 de julho de 2022, em Nova Petrópolis. O evento integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares e o calendário de eventos oficiais do Rio Grande do Sul. Mais informações: (54) 3281-8430 e no site www.festivaldefolclore.com.br. Acesse @festivaldefolclorenp nas redes sociais.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.