Conecte-se conosco

Geral

Soberanas do Folclore Alemão: conheça Tainara Blauth, do Böhmerlandtanzgruppe

07/04/2022 - 17h23min

Atualizada em 07/04/2022 - 18h22min

Tainara Iasmin Blauth (Créd.: Margarida Neumann)

Nova Petrópolis – Tainara Iasmin Blauth tem 20 anos e representa o Böhmerlandtanzgruppe, de Linha Imperial. Neste sábado, 9, ela disputará o título de Soberana do Folclore Alemão para representar o maior evento cultural da Serra Gaúcha, o 49º Festival Internacional de Folclore, que ocorre de 14 a 31 de julho de 2022, em Nova Petrópolis.

Conheça um pouquinho da história de Tainara:

O Diário: Como está sua expectativa para este baile?

Tainara: “A minha expectativa para o sábado é de um dia de muito nervosismo, troca de conhecimentos e de alegria. Para mim, representar o Festival Internacional de Folclore e o município de Nova Petrópolis, é um grande sonho. Minha missão como integrante de um grupo de danças e como moradora do município, é divulgar a preservação da cultura e tradições, deixados pelos antepassados que colonizaram estas terras. Vai ser uma oportunidade única, independente do resultado. Será um dia de muita dedicação, é um momento que espero a muito tempo! Irei me dedicar o máximo para que seja um dia memorável”.

O Diário: Como é sua história nos grupos de dança?

Tainara: “Há 15 anos sou integrante do Böhmerlandtanzgruppe. Sempre me senti muito bem em fazer parte desta família. Desde pequenina, sinto muita paixão pela dança. É algo que faz parte da minha vida, da minha história! Quando entrei para o grupo de danças, jamais imaginei que um dia, eu poderia ser uma rainha ou princesa. Com o passar dos anos, foi se tornando um sonho. E agora, pode estar tão perto de se realizar. O Böhmer sempre me deu muito apoio, e durante essa caminhada não está sendo diferente! Sem essa FAMÍLIA ao meu lado, me apoiando e incentivando, eu não conseguiria”.

(Créd.: Margarida Neumann)

Mensagem do Böhmerlandtanzgruppe para Tainara:

Tivemos a oportunidade de te ver crescer menina, de te ver pequenina, ensaiar teus primeiros giros em nosso salão! Nem parece que se passou tanto tempo, parece que sempre foste parte nossa, ver a tua família sempre te apoiando e celebrando cada nova conquista tua, também se tornou habitual pra nós. Te ver agora assim, mulher que decide seu futuro, faz parte do processo de amadurecimento que compartilhamos contigo, dia após dia, ano após ano, Festival após Festival.

É com imenso orgulho e carinho que seguramos a tua mão nessa caminhada Tai, porque sabemos o quanto tu és capaz e merecedora da honra de nos representar.
Brilha Tai, brilha como tu sempre brilhou, brilha agora, mais do que nunca! Com carinho, Böhmerlandtanzgruppe“.

Edição favorita:

Tainara: “Todas as edições do FIF são muito especiais para mim, mas a minha favorita foi em 2019, o 47º Festival Internacional de Folclore. Foi um ano que pude me fazer muito presente no evento, e o que marcou para mim foi a apresentação do grupo que represento no evento, o Böhmerlandtanzgruppe. Como qualquer outra, as apresentações são muito emocionantes, porém, nesta edição fizemos um misto de danças, sapateados, teatro e canto. Além do mais, representamos duas das datas mais importantes para mim, o Natal, que significa renovação. E o ano novo, que mais do que o final de um ciclo, significa novas oportunidades, uma nova caminhada, uma nova chance de quebrar barreiras”.

Relação com Nova Petrópolis:

(Créd.: Margarida Neumann)

Tainara: “Para mim, a preservação da língua alemã, as músicas e trajes típicos, a arquitetura e a culinária germânica de Nova Petrópolis, representam uma identidade trazida pelos nossos antepassados, a qual nós temos a missão de manter os costumes. Os pontos turísticos, eventos, festivais e o potencial naturalmente turístico do município nos oferecem atrações imperdíveis. São legados que tornam a minha cidade natal, Nova Petrópolis, um dos mais belos cartões-postais da Serra Gaúcha. Uma visão minha, como integrante de um grupo de dança, é que todos os demais dançarinos e integrantes se unem em prol da cultura, levando ao município uma característica de trabalho em equipe e também, sendo uma das joias mais gemânicas da Rota Romântica, pois preserva seus costumes com muita força e representatividade”.

Importância do Festival Internacional do Folclore:

Tainara: “Nova Petrópolis é reconhecida por seu forte potencial turístico, além da agricultura e indústria, que são os pilares da economia. Recebendo cerca de 800 mil visitantes anuais, a cidade de Nova Petrópolis carrega consigo o título de Jardim da Serra Gaúcha, por suas cores, perfumes das flores e paisagem privilegiada. Em 2020, o município recebeu o título de Cidade Internacional do Folclore no Brasil. Isso, por conta de suas riquezas culturais, com destaque para o Festival Internacional de Folclore. Os grupos de danças representam a cultura viva da história de Nova Petrópolis e a dança folclórica se desenvolveu como parte dos costumes e tradições que são transmitidas de geração em geração. Também podemos dizer que são expressões ligadas á vida das comunidades, aos seus ciclos festivos e acontecimentos da cultura de um povo”.

(Créd.: Margarida Neumann)

* Com informações da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs.

O 49º Festival Internacional de Folclore ocorre de 14 a 31 de julho de 2022, em Nova Petrópolis. O evento integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares e o calendário de eventos oficiais do Rio Grande do Sul. Mais informações: (54) 3281-8430 e no site www.festivaldefolclore.com.br. Acesse @festivaldefolclorenp nas redes sociais.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.