Destaques
Solidariedade: jovem Leo precisa de doações de sangue
Ivoti – O jovem Leonardo Schallenberger, de 19 anos, que luta contra leucemia e um linfoma desde outubro do ano passado, precisa mais uma vez da ajuda especial da comunidade. O jovem, que aguarda pelo transplante de medula, passa por um momento crítico de saúde e precisa de doações de sangue. “A doença voltou forte, por isso ele precisa desses doadores. Assim que ele passar por mais essa, o transplante vem. Juntos vamos vencer”, conta a tia e madrinha, Agnes Schallenberger.
NESTA SEXTA-FEIRA
As doações podem ser de qualquer tipo sanguíneo. Um grupo está organizando um mutirão para doações na sexta-feira, 8. O transporte será realizado pela Sul Turismo, com saída às 6h30, do Posto Socaltur. Os interessados em participar desta mobilização podem entrar em contato pelos telefones (51) 99963 9923, com Janaína, ou (51) 99832 6739, com Aneli. Nos demais dias as doações podem ser feitas no Banco de Sangue do Hospital de Clínicas em Porto Alegre, em nome de Leonardo Luis Schallenberger.
- Antes de morrer, morador de Lindolfo Collor disse saber quem era o autor do crime
- Prefeitura de Lindolfo Collor vai parar nos jogos da Copa do Mundo
PARA DOAR
A única fonte de sangue para os pacientes que dele necessitam são os doadores. Uma unidade de sangue doada pode ser separada em glóbulos vermelhos, plaquetas, plasma e crio precipitado, beneficiando até quatro pacientes.
Para doar é preciso: ter de 16 a 69 anos; ter 50kg ou mais; ser saudável; não estar em jejum; apresentar documento de identidade com foto.
Impedimentos para a doação: gravidez ou amamentação; doença de Chagas; hepatite após os 11 anos de idade; diabetes; hipertensão; comportamento de risco para Aids; – ter ingerido bebida alcoólica há menos de 12 horas; ter doado há menos de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres; ter feito tatuagem ou piercing há menos de um ano; possuir piercing na boca ou na língua.
O atendimento do Banco de Sangue é de segunda a sexta-feira, das 8 às 15h, preferencialmente para moradores da Capital e Região Metropolitana. Aos sábados, das 8 às 12h, limitado a 80 doadores. Telefone: (51) 3359-8504.
LEIA TAMBÉM:
Suspeito de furto de estepe na região age em Estância Velha
Vereador reclama de desperdício de água em teste da Autarquia Água de Ivoti