Geral
Suposto pedido de ajuda para tratamento de câncer nas redes sociais é falso
Se identificando como Ana Carolina Alves, uma pessoa vem aplicando golpes em diversas cidades alegando estar em tratamento contra um câncer. O contato é feito principalmente para veículos de imprensa que acabam por divulgar a informação e inadvertidamente dar visibilidade e credibilidade ao golpe.
O Jornal O Diário recebeu a mensagem na tarde de terça-feira, 27. Ao ser questionada, a pessoa respondeu as mensagens de forma sucinta, relatando que mora no bairro Jardim Panorâmico e confirmou que estava sendo apoiada pela Liga Feminina de Combate ao Câncer de Ivoti. Com essa informação, a equipe de reportagem do jornal contatou a diretoria da Liga para saber mais detalhes e a melhor forma de ajudar, mas o nome de Ana Carolina Alves não costa no arquivo da Liga. Na sequência, foi solicitado o nome completo para “Ana”, informando a dificuldade em localizar seu cadastro. Sem responder à mensagem, a pessoa excluiu os envios de mensagens anteriores e não retomou contato.
Em pesquisa realizada ao longo do dia, foram encontradas diversas publicações na imprensa em nome de Ana Carolina Alves, alterando a cidade e o tipo de Câncer. Palmeira das Missões, Giruá, Butiá, Fátima do Sul, Três Lagoas, Porto Velho e Jaru, foram algumas das cidades onde foram encontradas publicações em nome dela.
O delegado de Polícia, Felipe Borba, titular da DP de Dois Irmãos, destacou a importância de sempre ter cautela para pedidos de auxílio por meio de redes sociais. Segundo ele, é comum também rifas presenciais sob o mesmo pretexto. “Infelizmente, alguns golpistas exploram o espírito de solidariedade das vítimas, que não costumam certificar a veracidade da história contada pelos estelionatários, e, também em virtude dos baixos valores geralmente entregues a título de doação, ainda que descubram a natureza criminosa da ação, não registram ocorrência policial”, relatou.

