Geral

TARIFA SOCIAL: Mais de 120 famílias estão deixando de receber descontos em Nova Petrópolis

04/07/2023 - 10h49min

Conta de luz pode ficar até 65% mais barata para quem tem direito a Tarifa Social (CRÉD. DIVULGAÇÃO)

Benefício concede até 65% de redução na conta de consumidores baixa renda

GIAN WAGNER BAUM

Nova Petrópolis – Mais de 120 famílias de Nova Petrópolis estão deixando de receber os descontos referente ao programa Tarifa Social da RGE. O programa concede descontos de até 65% a consumidores de baixa renda na conta de energia e, conforme a RGE, Nova Petrópolis tem 217 famílias cadastradas, enquanto o esperado eram 345.

Ainda conforme a companhia, isso acontece devido a divergência de dados entre os cadastrados na conta de energia e os dados do Cadastro Único. “Algumas vezes, o beneficiário inscrito no CadÚnico não é o titular da conta de energia. Outras vezes, o nome não está escrito da mesma forma nas duas plataformas ou o consumidor possui um endereço no cadastro do governo e outro no sistema da distribuidora. Essas são algumas das divergências que impedem a qualificação automática do cliente para o benefício”, explica Rafael Lazzaretti, diretor comercial das distribuidoras CPFL Energia.

QUEM PODE PARTICIPAR?

Família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo;
Família inscrita no CadÚnico com renda mensal de até três salários-mínimos, que tenha entre seus integrantes portador de doença ou deficiência e necessite fazer tratamento, procedimento médico ou terapêutico com uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que dependam de energia elétrica; Família indígena ou quilombola inscrita no CadÚnico e idosos com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência, que recebam o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).

ATUALIZANDO OS DADOS
Para manter os dados do CadÚnico atualizados basta procurar o o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo. Lá, os profissionais saberão orientar, dar suporte e coletar os dados para a atualização.

Picada Café tem 16 famílias que poderiam receber o benefício
O município de Picada Café também tem famílias que poderiam, mas não estão cadastradas no programa. Conforme os dados da RGE, atualmente são 36 famílias que participam da Tarifa Social enquanto esse número poderia ser 52.

 

Copyright© 2020 - Grupo o Diário