Geral

TARIFAÇO: Empresa da região que emprega quase 3 mil funcionários entra em férias coletivas

19/08/2025 - 04h55min

Atualizada em 19/08/2025 - 04h59min

Exportações foram duramente afetadas (FOTOS: Portos RS/divulgação)

A fabricante de armas Taurus concedeu férias coletivas a ao menos 40 trabalhadores de sua unidade em São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre. A medida começou a valer na primeira semana de agosto e é reflexo direto da taxação de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros.

A linha atingida é responsável pela montagem de armas de longo alcance, destinadas à Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC), integrante do grupo Taurus, com exportação voltada ao mercado norte-americano.

Inicialmente, as férias foram estipuladas por 15 dias, mas existe a possibilidade de prorrogação por mais 15. Sindicatos da categoria foram chamados para discutir alternativas junto à empresa.

Exportações em queda

A Taurus, que emprega cerca de 2,7 mil trabalhadores em São Leopoldo, destina aproximadamente 80% de sua produção para os Estados Unidos. A direção da companhia afirma que a tarifa de 50% praticamente inviabiliza as exportações, comprometendo o fluxo de caixa e a estabilidade das operações.

Reflexos em Montenegro

O impacto também chegou à unidade da CBC em Montenegro (RS), que emprega 473 funcionários. A direção da empresa comunicou à prefeitura que poderá adotar férias coletivas. Em 2024, a unidade exportou cerca de R$ 250 milhões para o mercado norte-americano, sendo atualmente a quarta maior geradora de retorno de ICMS para o município.

Negociações com o governo

Diante do cenário, o grupo negocia com o governo estadual uma medida compensatória para antecipar o pagamento de créditos de ICMS, buscando amenizar os efeitos da redução drástica nas exportações.

 

 

Sair da versão mobile