Geral

Teatro reforça a importância da separação do lixo

09/07/2018 - 11h04min

Atualizada em 09/07/2018 - 16h29min

Dois Irmãos – Com o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre a importância da correta separação do lixo, a Administração Municipal de Dois Irmãos, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, e em parceria com a Curto Arte Companhia de Teatro, traz a peça teatral “Lixolândia e os Heróis da Reciclagem” para os dois-irmonenses.

A primeira apresentação da peça teatral para a comunidade é nesta segunda-feira (09), a partir das 20h30, no Teatro Adriano Schenkel, no Centro da cidade. A peça tem como cenário uma usina de reciclagem, inspirada na Usina de Reciclagem da cidade, para ressaltar de modo bem ilustrativo e prático a relevância do trabalho dos cooperativados da Cooperativa de Trabalho dos Recicladores e Catadores de Dois Irmãos.

De acordo com a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Denise Maria Maldaner, a ação busca sensibilizar a importância da educação ambiental da comunidade, pontuando o processo iniciado na casa de cada morador com a separação dos resíduos, incluindo o devido respeito com os horários da coleta. “Queremos reforçar a valorização do trabalho como um todo, envolvendo os próprios moradores, cooperados da usina e funcionários da Prefeitura”, afirma Denise.

Segundo a coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Educação, Ivana Soligo Collet, atualmente, em Dois Irmãos, de cada 10 pessoas, apenas três não separam. “O índice de separação é bom, mas queremos melhorar ainda mais este número. Acredito que o resultado desse trabalho se dá devido a união do investimento da administração pública com a cooperativa.

A coordenadora do Departamento de Meio Ambiente, Renata Padilha da Silva, ressalta que a peça teatral visa a reflexão da comunidade e juntos melhorar ainda mais o índice de separação. “Convidamos todos a prestigiarem a peça teatral, que conta com entrada franca. Serão nove oportunidades para assistir a peça teatral em diversos bairros”, conclui Renata.

No espetáculo, os personagens, Zeca e Juca, mostram para a comunidade a importância da nossa Usina de Reciclagem, como ela funciona, quem trabalha no local, para onde vai o lixo gerado e como ele chega em seu destino. Enfatizar que os “nossos heróis” dependem de toda a comunidade para salvar a Lixolândia. Se não separarmos o lixo e ele não chegar no seu destino correto, podemos ter uma catástrofe na terra do lixo.

A peça teatral faz parte da programação da 21ª Semana do Meio Ambiente, quando foi apresentada para os estudantes na abertura do evento. O patrocínio da peça é do Fundo Municipal de Meio Ambiente (FUNDEMA).

PROGRAMAÇÃO
Dia 9 de julho, às 20h30
Centro: Teatro Adriano Schenkel

Dia 13 de julho, às 19h30
Portal da Serra: Escola Municipal Matheus Grimm

Dia 14 de agosto, às 19h30
Vale Direito: Comunidade Católica

Dia 16 de agosto, às 19h
São João: Escola Municipal Paulo Arandt

Dia 18 de agosto, às 9h
Bela Vista: Escola Municipal Felippe Wendling

Dia 28 de agosto, às 19h
Travessão: Associação de Moradores

Dia 31 de agosto, às 19h30
Primavera: Escola Municipal Primavera

Dia 18 de setembro, às 19h30
Navegantes: Ginásio Arno Nienow

Dia 20 de outubro, às 9h
Moinho Velho: Escola Municipal 29 de Setembro

Leia mais:
Mas não dá para acreditar nisso

Associações de Círculos de Pais e Mestres são beneficiadas com repasse de verbas

Debate sobre número de andares dos prédios e sobre a Corsan, que depois do temporal, anuncia a bonança com muitas obras

Copyright© 2020 - Grupo o Diário