Geral
Temperatura subiu mais de 12 graus entre a meia noite e as 6 horas deste sábado

Não é algo que seja anormal e todos os anos ocorre, em muitos anos até várias vezes, mas não deixa de chamar a atenção e intrigou muita gente hoje cedo no Rio Grande do Sul. O amanhecer deste sábado foi com temperatura muito alta e bastante superior ao que se registrava no início da noite e começo da madrugada.
A noite que começou fria terminou em um amanhecer com temperatura alta. De acordo com controle da MetSul Meoteorologia, em Campo Bom, que serve de referência para a região, a temperatura ao amanhecer (com o nascer do sol hoje às 7h20) era de 24,1ºC. Ontem, às 21h, fazia 11,7ºC.
A mínima se deu por volta da meia noite de hoje, com 10,5ºC. A partir daí a temperatura começou a subir. À 1h, a cidade anotava 11,1ºC. Às 2h, a estação meteorológica indicava 11,5ºC. Então, o salto. Às três da manhã, temperatura de 17,7ºC. E que seguiu subindo forte com 21,4ºC às 4h, 22,5ºC às 5h e 23,1ºC às 6h, e, finalmente, os 24ºC do amanhecer.
A temperatura, assim, subiu impressionantes 10ºC em só duas horas no meio da madrugada em Campo Bom. Na véspera, o amanhecer na cidade do Vale do Sinos tinha sido de 5ºC e com geada em alguns pontos do município. Assim, a temperatura no amanhecer de hoje foi incrivelmente 19ºC mais quente do que o da sexta-feira.
Previsão
Os próximos dias seguirão com a atuação de correntes de jato em baixos níveis no Rio Grande do Sul, trazendo ar quente e temperatura muito acima do normal para esta época do ano. É o começo do que a MetSul Meteorologia denominou de “recesso do inverno”. Nos dias 4 e 6 de julho, em especial, o jato de baixos níveis pode atuar com força em parte do território gaúcho.