Geral

TERCEIRA IDADE: Canto coral é uma das atividades preferidas dos idosos de Nova Petrópolis

11/08/2023 - 15h59min

Atualizada em 11/08/2023 - 15h59min

Geração que hoje tem mais de 60 anos é a que mais valoriza a tradição do canto coral (CRÉD. MARIELLY BIERHALS)

São aproximadamente 450 coristas com mais de 60 anos espalhados pelos 38 coros

GIAN WAGNER BAUM

Nova Petrópolis – Cantar, ainda mais com um grupo de amigos e músicas que carregam lembranças de tempos que não retornam, é com certeza uma das atividades preferidas dos idosos de Nova Petrópolis. A cidade conta com 38 grupos de canto coral e, de acordo com o regente Severino Seger, “atualmente 95% dos coros de Nova Petrópolis são formados por coristas com idade média acima de 60 anos, isto quer dizer que praticamente todos os coros de Nova Petrópolis são formados por coristas da terceira idade”, diz. Em números, estima-se que 450, aproximadamente, tenham mais de 60 anos. “É justamente esta faixa etária que dá sustento aos coros do nosso município. Os participantes dos coros, sendo da terceira idade, são de uma geração que valorizavam mais o canto coral. Os ensaios são uma das oportunidades de encontro e vivência em grupo”, explica Severino.

O canto tem uma importância ímpar na vida das pessoas, em especial para quem já tem mais idade. “Está comprovado cientificamente, quem canta tem menos problemas psíquicos, pois a arte de cantar é uma terapia e fortalece o desenvolvimento das pessoas”, conta o regente.

Homens e mulheres integram o coro São Lourenço Mártir, de Linha Imperial (CRÉD. MARIELLY BIERHALS)

ENCONTRO ESTIMULA O CANTO CORAL – No final de semana passado o Pinhal Alto sete coros se reuniram para a segunda etapa do Encontro Municipal de Coros de Nova Petrópolis, que está em sua 42ª edição. “São justamente os encontros de coros que dão a sustentabilidade e a continuidade do movimento coral. O resultado dos ensaios, são as apresentações dos coros. Assim como em qualquer atividade, temos que ter objetivos. Um dos objetivos dos coros é subir nos palcos e mostrar sua arte, a belas músicas e suas interpretações”, comenta o regente Severino.

Coro do Bolão União contou com 15 integrantes na apresentação do final de semana (CRÉD. MARIELLY BIERHALS)

Sempre tem idosos
Mesmo os coros mistos contam com membros que integram a terceira idade. No último encontro todos os grupos participantes tinham integrantes pessoas da terceira idade. “Tem alguns coros que tem uma mescla entre gerações, principalmente coros de famílias”.

 

Sair da versão mobile