Conecte-se conosco

Destaques

Tradição Natalina: famílias de Dois Irmãos cultivam tradições

24/12/2021 - 14h50min

Dois Irmãos- O mês de Natal é um tempo de esperança, tempo de juntar a família e realizar tarefas juntos. Pode ser decorando a casa, montando o Pinheiro, indo comprar os presentes, fazendo bolachas de Natal e entre outras tradições desta data. Existem aqueles que não são tão ligados ao Natal, mas após ter filhos ou netos, dizem que a data ganhou outro sentido e, a partir daí, começam a criar hábitos anuais para criar conexão com os filhos ou netos.

Conheça a tradição de algumas famílias:

Para a ex-secretária de educação e professora aposentada, Hilária Arnold Kreuz, 77 anos, uma das tradições da família é a montagem da árvore de Natal e o presépio. Segundo ela, o presépio está na família há 60 anos. “Foi um presente de noivado que guardo ano após ano intacto. Ele tem mais tempo que meu casamento, pois sou casada há 54 anos e ganhei ele antes disso”, conta dona Hilária.

Hilária Arnold Kreuz, 77 anos.

 

A família Braun, do bairro União, cumpre religiosamente a tradição da família. Faz mais ou menos 40 anos que eles montam o Pinheiro, que vai quase até o teto, com enfeites que tem histórias e outros que se renovam a cada Natal. Logo abaixo da árvore o presépio não pode faltar. “Sempre fizemos quando inicia o advento e tiramos só depois do dia 6 de janeiro, quando os Reis Magos visitam o menino Jesus”, completam o casal Regina e Francisco Braun.

família Braun

 Há 6 anos, quando nasceu o primeiro filho do casal, o pai, Mauro Becker, se empenhou em criar uma tradição natalina única e impactante. A inspiração veio com o filho e da própria família que ajudava na montagem da Árvore. O Pinheiro, podemos chamar de vivo, pois o Pinheiro não é artificial, tem gramas, que crescem, lago com peixes, presépio e até um trenzinho. Quem segue a família nas redes sociais fica admirando com as postagens da Árvore. “O fato de ser uma árvore natural foi pensando em integrar a família, cada um faz uma coisa para manter ela, um pequeno corta a grama o outro da comida para os peixes. Temos que cuidar ela para ficar sempre bonita e quando eu era criança meus pais faziam o pinheiro natural e quero repassar isso para meus filhos”, conta Mauro.

Família Becker

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.