Destaques
Tradições e costumes de Santa Maria do Herval geram milhares de visualizações
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval – Não há, no Teewald, algo que repercuta tanto quanto as tradições e os costumes locais, preservados, sobretudo, pelo idioma Hunsrik, falado por muitas gerações que, pouco a pouco vem perdendo a força mas, ainda está presente na região, com destaque em Santa Maria do Herval.
Em um período de pouco mais de ano as reportagens em vídeo feitas no município, sempre com moradores falando em Hunsrik, atingiram alcances até então nunca vistos no Facebook do Diário, repercutindo no Estado, País e até mesmo no exterior, provando que nada é mais importante para a comunidade do que preservar o que é dela por essência.
Elencamos, abaixo, os vídeos que mais repercutiram, classificando-os pela quantidade de visualizações:
1° LUGAR: reportagem de Maria Marlene e seu Alcelmo Hoff, de Padre Eterno Ilges, que lidam na roça com uma junta de bois – 585 mil visualizações. CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR.
2° LUGAR: reportagem de Reinaldo e Ilse Schulz, de Padre Eterno Baixo, que trabalham no manejo do fumo de corda – 506 mil visualizações. CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR.
3° LUGAR: reportagem de Nilva e Paulo Schneider, trabalhando na localidade de Alto Padre Eterno na lida do mato – 457 mil visualizações. CLIQUE AQUI PARA ASSSISTIR.
4° LUGAR: reportagem do pequeno Joaquim Schuck, de Padre Eterno Baixo, que aos seis anos preserva a tradição falando o Hunsrik – 296 mil visualizações. CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR.
5° LUGAR: reportagem do casal Ilse e Geraldo Backes, de Padre Eterno Baixo, que fazem vassouras de palha – 277 mil visualizações. CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR.
6° LUGAR: reportagem de Loni Haubert, moradora da Nova Renânia, que representa a força da mulher na agricultura – 243 mil visualizações. CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR.
7° LUGAR: reportagem de Patrick Olbermann, jovem empreendedor de Alto Morro dos Bugres que aposta na criação de coelhos – 225 mil visualizações. CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR.