Conecte-se conosco

Destaques

Troca de bomba evidencia problema em poço da Autarquia

09/03/2018 - 11h59min

Atualizada em 09/03/2018 - 12h01min

Ivoti – O problema que resultou na troca da bomba de abastecimento do poço da Autarquia Água de Ivoti, localizado na rua Romeu Brandt, no bairro Colina Verde, será investigado segundo o então diretor da autarquia, Gilmar Grub. Segundo ele, esta é a quarta vez que a bomba passa por algum tipo de manutenção desde a instalação, no final de 2013.
A equipe contratada trabalhou toda a tarde de ontem na retirada da bomba queimada e reinstalação de uma nova. O problema foi constatado pela manhã e não houve registros de desabastecimento no período. “Com tão pouco tempo de uso, não é normal uma bomba nova apresentar tantos problemas”, declarou Grub. A bomba foi encaminhada para análise.

CAPACIDADE ABAIXO DO PREVISTO
O projeto do poço previa a geração de 30 m³ por hora, mas hoje, esse número chega em média a 11 m³. “O máximo já registrado foi de 16 m³, bem abaixo do projeto que foi feito”, ressaltou Grub. O poço foi perfurado em 2013, junto com outros dois, que juntos tiveram custo de mais de R$ 1,1 milhão de uma CPI.
A previsão que aparece no projeto era de que os três poços alcançassem a capacidade de cerca de 100 m³/h. “A realidade não chega nem perto. Os três juntos nem chegam a 30 m³. Se fosse o número que indicado inicialmente hoje não sofreríamos com faltas de água em Ivoti”, avalia o diretor.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.