Geral
Tubarão da espécie mais rápida do mundo é encontrado na beira da praia de Imbituba
Um tubarão da espécie Isurus Oxyrinchus, também conhecida como Anequim, ou tubarão-mako, foi encontrado morto na manhã de quarta-feira (22), na barra de Ibiraquera, em Imbituba, no estado de Santa Catarina.
O tubarão-mako é uma espécie de tubarão da família Lamnidae, e é encontrado em mares tropicais e temperados. Ele é considerado o mais rápido do mundo, podendo alcançar velocidades de mais de 70 quilômetros por hora.
Este não é o primeiro tubarão que é encontrado na costa da Região Sul do país nesta semana. No último domingo, outro animal foi localizado na beira da praia de Presidente, em Imbé. O tubarão teria sido recolhido e, em seguida, descartado, por uma equipe da prefeitura.
Devido ao fato do animal ter sido descartado, não foi possível a realização de coleta de amostras para analisar a causa da morte. Também não há detalhes sobre como ele chegou à praia.
Turistas que passavam pelo local em direção a praia de Mariluz durante a madrugada, relataram que o tubarão estava em perfeitas condições, sem cortes. Ele teria cerca de um metro de comprimento.