Geral

Um comparativo de votos entre Aécio e Bolsonaro, Sartori e Leite na região

30/10/2018 - 09h48min

O candidato do PSL, Jair Bolsonaro, eleito presidente no domingo, 28, também venceu na região. Nos 11 municípios da área de cobertura do Diário, Bolsonaro venceu nos 11, e, em todos, com recorde de votos. Não foi o caso de José Sartori (MDB), que perdeu a reeleição no Estado, mas fez a maioria dos votos nesta região, vencendo em 10 municípios (perdeu em Lindolfo Collor).

Além disso, caiu bastante a votação do atual governador de quatro anos para cá. Por este motivo, para mostrar o desempenho dos candidatos, o Diário fez um levantamento da votação de 2014 e de 2018, para fazer um comparativo entre as votações dos candidatos de quatro anos atrás e de agora. Este comparativo entre Sartori de 2014 e Sartori de 2018, por exemplo, mostra que Sartori reduziu muito o percentual de sua votação, o que pode ser um indício de sua derrota no Estado, apesar, é verdade, de ser o mais votado da região.

Por outro lado, comparando Aécio Neves (PSDB), candidato derrotado em 2014, mas o vencedor aqui na região, com Bolsonaro, este último fez uma votação muito superior ao opositor de Dilma Rousseff (PT) em 2014. Para se ter uma ideia, em 2014, os maiores percentuais obtidos por Aécio foram 71% em Nova Petrópolis e 70% em Morro Reuter. Nesta eleição, nos 11 municípios do Diário, Bolsonaro obteve percentual superior a 70% em nove dos 11 municípios, o que demonstra o fenômeno de votos que foi Bolsonaro contra Aécio, lembrando sempre que, em 2014, o candidato tucano ainda não havia caído nas malhas da Lava-Jato.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário