Geral

Uma história de amor pela comunidade que a adotou: Dona Dyrce e sua trajetória marcante em Ivoti

23/06/2023 - 08h07min

Atualizada em 23/06/2023 - 08h12min

Ivoti – Nem mesmo os cerca de 4 mil quilômetros de distância entre Belém do Pará e Ivoti separam Dyrce Maria Koury Wagner, carinhosamente conhecida como Dona Dyrce, 83 anos, da comunidade que ela tanto lutou para desenvolver e que tanto tem consideração por ela. Natural do Norte do Brasil, ela veio para o Rio Grande do Sul depois que conheceu o marido, Geraldo Nesio Wagner, falecido em 2010.

Em Ivoti, Dona Dyrce foi Diretora da Escola Estadual Mathias Schütz, fundadora e primeira presidente da Apae, fundadora e presidente do Palmares Piscina Clube, Secretária Municipal de Educação e Turismo e muitas outras atribuições.

Geraldo também teve uma vida ativa na sociedade ivotiense, onde foi presidente do Lions e diretor do Internato Masculino da Escola Evangélica. O casal teve duas filhas, Kátia e Ana Paula.

Dona Dyrce retornou à sua cidade natal em 1987 para cuidar da sua família, mas nunca deixou de manter fortes relações com a cidade que tanto ama. Em Belém, ela seguiu realizando projetos sociais, trabalhando no Hospital Ophir Loyola e na Casa de Apoio Ronald McDonald.

Visita em Ivoti

No início de junho, Dona Dyrce esteve em Ivoti por alguns dias visitando amigos e instituições por onde deixou o seu legado, como a Escola Mathias Schütz, o Instituto Ivoti, o Palmares Piscina Clube e a Apae Ivoti, para quem ela doou os registros históricos da inauguração da entidade. Também foi realizado um jantar para celebrar a visita no Restaurante Wecker.

Relógio do Sol no Instituto Ivoti foi construído pelo falecido marido da Dona Dyrce

 

Visita à amiga Sely Pelizaro na Livraria Ivoti

 

Dona Dyrce com alunos da Escola Estadual Mathias Schütz

 

Visita ao casal Arno e Walmi Petry

 

Registro histórido de Dona Dyrce na inauguração da Apae, em 1979

Dona Dyrce doou fotos originais da inauguração da Apae Ivoti

Sair da versão mobile