Conecte-se conosco

Geral

Universidade Federal auxilia alunos da Linha Temerária em produção de flores

25/03/2024 - 16h16min

Atualizada em 25/03/2024 - 16h16min

Alunos estão trabalhando com plantação de flores (CRÉD. DIVULGAÇÃO)

Estudantes da Pedro Beck Filho estão participando do projeto Flores para Todos, da UFSM

GIAN WAGNER BAUM

Nova Petrópolis – Cerca de 40 estudantes da escola Pedro Beck Filho, de Linha Temerária, estão participando do projeto Flores para Todos, coordenado por um grupo de estudos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Os alunos integram a cooperativa escolar Cooperbeck e irão trabalhar com a produção de flores, seguindo o conceito da agricultura sustentável. O prejoto tem ainda a orientação técnica da Emater/RS.

Escola recebeu 200 bulbos para começar a plantar (CRÉD. DIVULGAÇÃO)

Os alunos trabalham com a flor de corte chamada gladíolo. A escola recebeu 200 bulbos de gladíolo e já realizou o plantio de metade com a orientação do extensionista da Emater/RS, Luciano Ilha. O passo seguinte será a adubação, que deve acontecer nas próximas semanas. Ao final, assim como já ocorre com a produção de hortaliças e legumes feita pelos alunos, eles poderão gerar renda para a cooperativa escolar através da venda das flores.

Emater e universitários de Santa Maria auxiliam o projeto (CRÉD. DIVULGAÇÃO)

Em contrapartida à participação no projeto, a escola realizará a coleta de dados sobre o cultivo do gladíolo. As informações serão utilizadas pela Equipe Phenoglad, da UFSM, para desenvolver pesquisas sobre essa cultura em diferentes regiões brasileiras. O grupo de estudos também oferece suporte aos alunos da Linha Temerária através de um grupo de mensagens no WhatsApp e a professora responsável pela cooperativa escolar, Mariele Mayer, colabora na gestão do projeto com os alunos.

Gladíolo é a planta trabalhada pelos estudantes (CRÉD. DIVULGAÇÃO)

CONVIDADA NO ANO PASSADO – Conforme a diretora da escola, Carina Schildt, a Pedro Beck Filho foi convidada a participar do projeto ainda em 2023. Com a inscrição confirmada, foram selecionados para trabalhar com a flor de corte chamada gladíolo, também conhecida como Palma de Santa Rita. De acordo com informações do Programa de Educação Tutorial do curso de agronomia da UFSM, o plantio do gladíolo pode ser feito a céu aberto, tem baixo custo de implantação e rápido retorno financeiro para aqueles que a comercializam, por isso é uma excelente opção para a produção em cooperativas e por pequenos agricultores.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.