Destaques

URGENTE: Justiça permite divulgação de pesquisa que aponta Diego Francisco na liderança da corrida eleitoral

13/11/2020 - 13h46min

Atualizada em 13/11/2020 - 14h56min

Estância Velha – A juíza Débora Sevik, da Comarca de Estância Velha, negou um pedido do Ministério Público que pedia a proibição de nova divulgação da pesquisa eleitoral feita pelo Instituto Plural de Pesquisas e Monitoramento de Mídias Sociais.

Com a decisão, a pesquisa feita pelo Instituto Plural pode continuar a ser divulgada. A pesquisa aponta que o candidato Diego Francisco (PSDB) lidera a corrida eleitoral. Divulgada na última quarta-feira, a pesquisa indica que Diego tem 27,1% de intenção de votos. O segundo colocado é Otávio Luft (DEM), com 15,4%. Carlos Bonne (PDT) vem logo atrás, com 13,8%. Na sequência aparecem Marly Arigony (MDB) com 5,7%, Roberto Gomes (PSL) com 1,6% e Natalia Weimer (PT) com 1,4%. Os indecisos somam 25% e os brancos 10,2%.

Ao negar o pedido de proibição de novas divulgações, a juíza Débora Sevik destaca que “há referência ao valor despendido para a pesquisa, sinalizando que a contratante seria a própria sociedadeempresária que a realizou”. “Se, num exame sumário, causa estranheza seu interesse nas eleições municipais de Estância Velha, embora sua sede seja em outro município, não se pode olvidar que a boa-fé se presume”, escreveu a magistrada.

O Ministério Público Eleitoral pediu a suspensão de novas divulgações por entender que ela não informava quem havia contratado a pesquisa. Contudo, a juíza entendeu que está dito que foi o próprio Instituto Plural quem decidiu realizar a pesquisa, por interesse próprio.

Na decisão, contudo, a magistrada determina que o Instituto Plural entregue à Justiça os dados coletados durante a amostra.

Sair da versão mobile