Conecte-se conosco

Destaques

Uso de máscaras não é mais obrigatório em Santa Maria do Herval

17/03/2022 - 11h27min

Atualizada em 17/03/2022 - 13h20min

Máscara era obrigatória desde o início da pandemia (FOTO: Cleiton Zimer - arquivo)

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval – A Prefeitura emitiu um decreto nesta quinta-feira, dia 17, tornando o uso de máscaras facultativo na cidade. A decisão foi tomada apoiada pela recente decisão do Estado, tendo como base o índice de vacinação que está em 89,8% da população adulta com ao menos duas doses da vacina contra a Covid-19; além de não ter moradores internados e nem sequer em observação.

Desta forma, o  uso da máscara é facultativo para acesso e permanência nas dependências industriais, comerciais e de prestação de serviço, bem como nos órgãos públicos, transporte, e demais locais – tanto abertos como fechados.

Há uma exceção: a máscara DEVE ser usada em estabelecimentos que prestam serviços de atendimento em saúde, tanto para os profissionais como pacientes e acompanhantes.

Veja, abaixo, o decreto na íntegra.

Decreto nº 233 – Uso facultativo de máscara

Amvars orienta que cidades com mais de 70 mil habitantes mantenham a obrigatoriedade

A Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos – Amvars enviou hoje, 17, nota circular às prefeituras orientando que nas cidades de maior índice populacional seja observado o decreto do Estado no que diz respeito ao uso do equipamento de segurança. A recomendação da entidade é que cidades acima de 70 mil habitantes mantenham a obrigatoriedade do uso em ambientes internos pelo fato de serem municípios de maior circulação de pessoas, que possuem hospitais com UTIs e referências em atendimentos de saúde em diversas especialidades o que colabora para a circulação local. A Amvars recomenda também que nos municípios menores de 70 mil habitantes a deliberação fique por conta de cada prefeitura.
“Sabemos que as máscaras são importantes para proteção, mas no momento não entendemos mais como necessário manter obrigatoriedade . Estamos cientes que o cuidado pessoal é que deve prevalecer nesse momento e que zerar a pandemia depende muito mais do comportamento individual do que das atitudes do poder público. Ninguém está sendo obrigado a desistir da máscara, pelo contrário, ainda incentivamos a sua utilização, no entanto, não mais como item obrigatório, pondera o presidente da Amvars Jerri Meneghetti.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.