Geral

Vacina contra Vírus Sincicial Respiratório tem baixa adesão no Rio Grande do Sul

26/01/2026 - 10h39min

Divulgação Vacincare

O Rio Grande do Sul enfrenta uma baixa adesão à vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), que é oferecida gratuitamente pelo SUS desde dezembro para gestantes a partir da 28ª semana de gestação. A imunização é fundamental para proteger recém-nascidos contra a bronquiolite, uma das principais causas de internações respiratórias em bebês.

Até o momento, cerca de 27 mil gestantes receberam a dose no Estado, mas a meta é vacinar anualmente cerca de 120 mil gestantes. A Secretaria da Saúde (SES) busca alcançar 80% de cobertura vacinal.

A vacina é recomendada para todas as gestantes a partir da 28ª semana e pode ser aplicada junto com outros imunizantes. A circulação do VSR é mais intensa nos meses mais frios, mas ocorre durante todo o ano, causando tosse, chiado no peito e dificuldade para respirar em bebês.

No Rio Grande do Sul, em 2025, o VSR já causou 3.616 hospitalizações e 66 óbitos. A vacinação é a principal forma de prevenção e pode reduzir em 81,8% as formas graves da doença nos primeiros 90 dias de vida.

Gestantes devem apresentar o cartão de vacinação na primeira consulta de pré-natal e seguir o calendário vacinal para proteger a si mesmas e aos bebês. A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Sair da versão mobile