Geral
Verão 2023: Previsão de estiagem e de calor para o Rio Grande do Sul
O verão começa hoje, dia 21, às 18h48 no Hemisfério Sul. A estação terá início com a influência do La Ninã, fenômeno que causa o resfriamento das águas e que causa grande impacto no clima. A previsão é que essa condição não persista durante toda a estação, perdendo força nos próximos meses.
A estimativa para 2023, será de variação da quantidade de chuvas de uma região para outra. Mas, modo geral, a previsão é de déficit de precipitação na maior parte das áreas gaúchas. Em algumas regiões. A estiagem pode atingir níveis moderada e forte, em algumas localidades do Rio Grande do Sul. Portanto, a perspectiva poderá ser de perda de produtividade no setor agrícola. Isso também pode ocasionar, por consequência, a diminuição dos níveis dos rios, risco de falta de água para consumo humano e animais. Além disso, a possibilidade de decretos de emergência em função da seca.
Porém, as notícias são um pouco mais animadoras para 2023. Segundo especialistas, a estiagem não será tão grande quanto foi em 2022. Mas ainda assim, existem previsões de perda na agricultura, principalmente, do milho.
Temperaturas
A projeção do verão 2023 será de temperaturas altas, podendo ter ondas de calor prolongadas e secas. Mas, a Metsul prevê que o calor não será tão intenso quanto foi 2022, quando o Rio Grande do Sul anotou 15 dias consecutivos com máximas acima dos 40º.
Hora de aproveitar
O verão é uma ótima época para aproveitar o momento em família e apreciar um bom sorvete. É o que fez a pequena Keyla Manuela, de apenas um ano. Ela e seus pais estavam na Sorveteria Central.