Geral
Vereador Bresco questiona não uso de máscaras pelo prefeito Darlei em lar de idosos
Nova Petrópolis – O vereador Tarcísio Brescovit, o Bresco, (Patriotas), quer explicações sobre por que o prefeito Jorge Darlei Wolf visitou lares de idosos no dia 13 de abril sem usar máscaras de proteção contra a Covid-19. Bresco encaminhou o pedido de informações à Câmara para ser aprovado e encaminhado ao prefeito.
O questionamento do vereador tem por base, as fotos postadas pela Prefeitura no Facebook no dia 22 de abril, onde mostram Darlei distribuindo livros para idosos em alusão à Semana do Livro. “As fotografias retratam o prefeito acompanhado de várias pessoas, no interior de casas geriátricas, ao lado de idosos sem o uso de máscara e desrespeitando os protocolos sanitários vigentes que este defende e impõe aos seus munícipes”, disse. Na mesma postagem, o prefeito aparece em fotos sem máscara e, outras fotos, com máscara.
Autopromoção
Além da questão das máscaras, Bresco alega que o prefeito quis se autopromover. “[Darlei] efetuou o registro das imagens dos idosos e as lançou nas redes sociais sem qualquer autorização do uso das imagens em claro e manifesto interesse de autopromoção”, afirma Brescovit.
De acordo com o vereador, o chefe do Executivo desrespeitou os protocolos sanitários, transgredindo a Lei Federal nº 13.979, de 06/02/2020; Lei do Idoso nº 8.842, de 4 de janeiro de 1994; Decreto nº 56.403, de 26/12/2022; Decreto-Lei nº 2.848, de dezembro de 1940; e as restrições do Decreto Municipal nº 045, de 17/03/2022.
Confusão pelo não uso das máscaras
Há dois meses, Bresco levou para a Câmara um grupo de pais e crianças que exigiam o fim do uso das máscaras. No dia seguinte, o mesmo grupo realizou um protesto em frente à Prefeitura com cartazes contendo frases como: “Não queremos ser manipulados, queremos nossa liberdade sem máscaras”, “Basta de máscaras! Não é para nossa saúde (nunca foi), é só para o nosso controle”, entre outras.
Após o protesto, o vereador esteve reunido, junto com outras mães, com o prefeito Darlei em seu gabinete para falar sobre a desobrigatoriedade do uso das máscaras. De acordo com a Prefeitura, a reunião foi encerrada por “falta de decoro” do vereador.