Geral

Vereador, secretário, vice e, agora, prefeito de Santa Maria do Herval

09/01/2025 - 11h31min

Gilnei (à direita) entrando na Prefeitura no dia 2 de janeiro, ao lado do seu vice Félix (esquerda)

Chilo assume com foco em continuidade administrativa

O Teewald tem um novo prefeito. Gilnei Capeletti (MDB), eleito com 57,83% dos votos, ou 741 de diferença, assume o comando do município. Ele sucede Mara Stoffel (PDT), de quem foi vice e secretário de Obras por oito anos. A chapa liderada por Capeletti também conta com Félix Alles (PDT) como vice-prefeito, consolidando a aliança entre MDB, PDT e PSB – que também contou com o apoio do PT.

A experiência como base para o novo desafio

Chilo, como é conhecido, destacou que sua trajetória como vereador, secretário de Agricultura e de Obras foi fundamental para sua preparação. “Essa experiência permitiu estar próximo das comunidades, ouvir as necessidades e compreender o que precisa ser feito em cada canto do município. Isso foi essencial para me sentir preparado para administrar”, afirmou.

Nos últimos oito anos, ao lado da prefeita Mara, acumulou aprendizados e se envolveu diretamente nas decisões administrativas. Ele afirmou que a aprovação popular de mais de 90% da gestão reflete o trabalho coletivo realizado nesse período.

Infraestrutura, saúde e desenvolvimento econômico

Entre os principais desafios apontados por Gilnei estão a infraestrutura e a saúde. O novo prefeito reconheceu que o orçamento limitado exige investimentos criteriosos. Ele pretende priorizar melhorias nas estradas, ampliação de pavimentações e parcerias para suprir a carência de médicos e expandir os atendimentos à população. “Vamos trabalhar para firmar convênios com hospitais regionais e dar continuidade às melhorias no Ambulatório”, destacou.

Com a conclusão do asfalto que conecta Santa Maria do Herval a Gramado, Chilo prevê transformações significativas para o município. Ele acredita que a cidade atrairá maior fluxo de visitantes devido à proximidade com destinos turísticos. “Precisamos criar atrativos para reter parte desses turistas aqui, valorizando nossas belezas naturais. Isso depende não só do poder público, mas também do empreendedorismo local para gerar empregos e renda”, explicou.

Relação com a comunidade = visão de futuro

A conexão com a população segue como prioridade para Capeletti. Ele acredita que o diálogo constante com as comunidades será essencial para identificar demandas e promover igualdade nos atendimentos. “Sempre participamos da vida das comunidades e queremos continuar assim, garantindo a transparência e ouvindo as pessoas para que possam contribuir com as decisões do município”, afirmou.

Em relação ao desenvolvimento econômico, Gilnei reforçou o compromisso de apoiar os agricultores e pequenos empresários. Ele destacou a importância do trabalho conjunto entre empreendedores e o poder público para impulsionar o turismo e fortalecer a economia local.

A gestão

Somente no dia da posse, em 1º de janeiro, que foram divulgados os nomes dos secretários que vão compor seu mandato.

Os responsáveis pelas pastas na gestão de Gilnei Capeletti são: Maria Dolores Scholl Arnold (Planejamento), Adelaide Acker (Saúde), Tânia Vier (Assistência Social), Margarete Capeletti Lechner (Educação), Cleidir Arnold (Obras), Félix Alles (Agricultura, Fomento Econômico e Meio Ambiente), Marcos Cesar Stoffel (Turismo, Cultura, Indústria e Comércio), Evandro Rohden (Desporto) e Liane Backes (Chefe de Gabinete).

“Os desafios são grandes, mas o nosso compromisso é fazer mais, com responsabilidade e união, sempre focados nas necessidades da nossa população”, concluiu, atribuindo que sua equipe de trabalho possui responsabilidade e comprometimento.

 

 

Copyright© 2020 - Grupo o Diário