Destaques
Vereadores, prefeita, vice e secretários não terão reajuste em Herval
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval – Nessa terça-feira, 16, a Câmara aprovou por unanimidade o projeto do Executivo que prevê o reajuste salarial para o funcionalismo público. Entretanto, não foi colocado em pauta a votação de reajuste para os cargos eletivos e de confiança e, portanto, não haverá mudança em seus salários.
Os servidores receberão 5,2 % de reajuste, tanto ativos, inativos e pensionistas, a contar de 1° de março desse ano. Esse percentual foi calculado em cima do o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado nesse período. Devido à Lei Complementar 173, que impede qualquer tipo de aumento até o final desse ano, esse valor não representa aumento real para o funcionalismo, o que vinha sendo concedido nos últimos anos.
“Não vejo lógica”
De acordo com o presidente do Legislativo, Diego Joel Lechner (PDT), antes de iniciar a sessão propôs um diálogo com os demais colegas vereadores e, em comum acordo, decidiram que não colocariam em votação a reposição dos salários dos vereadores, secretários, vice e prefeita, mantendo somente a votação do reajuste ao funcionalismo público.
“Diante do momento catastrófico em que vivemos, aonde os comércios se encontram fechados, assalariados optando por quais conta pagam e quais deixam de pagar, não vejo lógica reajustarmos os salários dos cargos eletivos e os cargos de confiança dos eleitos. Precisamos nos colocar diante das dificuldades da sociedade que são nossas também e que juntos também enfrentamos”, disse Diego.