Geral
VÍDEO: Lívia Teles já apresenta melhora, um mês depois de receber o Zolgensma
A pequena Lívia Teles, que se tornou uma das primeiras pacientes do Brasil a receber o Zolgensma, tratamento genético para a AME (Atrofia Muscular Espinhal), começa a apresentar melhora, após um mês da aplicação do medicamento.
Ela teve alguns dias de indisposição em função da infusão e também em razão das alterações do sangue. As sessões de fisioterapia motora têm sido mais leves, mas a equipe médica americana e brasileira já notou evoluções. Desde os primeiros dias Livia ficou “mais ágil e com movimentos mais firmes nas mãos”, segundo a família.
O tronco também pareceu mais firme e, diariamente a sustentação vai melhorando. Outra novidade é que a secreção que a pequena tinha não foi mais registrada. Ela está com os pulmões limpos e, há vários dias, não precisou mais utilizar o aparelho.
Lívia também tem começado a apresentar sinais de sustento cefálico (cabeça). “A emoção aqui rola solta toda vez que ela mostra o quanto a luta valeu a pena. Sabemos que cada organismo tem o seu tempo, mas sentimos que a vida tem outro rumo desde o Zolgensma”, afirmou a família. O retorno de Lívia ao Brasil ainda não tem data para acontecer, mas a família informará sobre isto nos príximos dias.
Fonte: Dudu News