Geral
VÍDEO: Luísa encanta ao alimentar cordeirinho em Santa Maria do Herval
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval | De touca rosa, passos firmes e olhar curioso, a pequena Luísa protagonizou um momento de ternura: segurou a mamadeira e alimentou um filhote de ovelha. A cena, que poderia estar em um livro infantil, aconteceu na Ferraria, onde o pai, Douglas Rinker, mantém sua oficina e também um galpão com animais. A família, no entanto, vive em Nova Renânia.
“Eu sou suspeita para falar dela, mas ela é muito doce, querida, observadora que só ela e atenciosa com tudo”, disse a mãe, Juliana Dilkin. Em casa, Luísa cresce cercada pela cultura da família. “Falamos tudo em alemão com ela, e as palavras que ela já fala a grande maioria é em alemão.”
Além do convívio diário com os pais, Luisa também passa longos períodos com a avó materna, Maria Celiria. “No inverno ela ficou em casa com a minha mãe, ainda está. Agora que esquentou estou pensando em levar de novo para a creche, porque ela ama criança.”
E sobre passarem tempo juntas, Juliana completa: “Não sei quem gosta mais, se é ela ou a mãe.”
O contato com os animais, ainda que misturado com um certo receio, também faz parte da rotina. “Ela gosta, tem um pouco de medo, mas com essa ovelha pega nela e dá a mamadeira, com medo mesmo”, contou Juliana.
Neste sábado, 27 de setembro, Luisa completa um ano e meio de vida. E o gesto singelo de alimentar o cordeirinho mostra, mais uma vez, a beleza da infância no interior: feita de aprendizados, laços familiares e do cuidado que se transmite de geração em geração em Santa Maria do Herval.