Destaques
VÍDEO: Picada Café tem única produção de cerveja orgânica do Brasil
Picada Café – A Cervejaria Steinhaus, atuante desde novembro de 2015, tinha o objetivo de ser a pioneira no Brasil na produção e comercialização de cervejas 100% orgânicas e 0% de insumos animais. Conseguiu. Hoje a produção, tocada por três pessoas, é exportada inclusive para outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal.
A cervejaria é um importante braço da Cooperativa Agropecuária de Produção e Comercialização Vida Natural (Coopernatural), que produz outros alimentos de caráter orgânico, como vinhos e sucos. Atualmente, são desenvolvidos ali 14 rótulos, entre Pilsen, Doppel Weizen (cerveja de trigo), Stout (cerveja preta), IPA e Saison, entre outros.
Esta última, aliás, tem como principal característica o uso de ingredientes locais para “encorpar” a bebida. A Steinhaus produz diversos tipos de Saison frutado: contendo manga, goiaba, abacaxi, cajá ou mangaba, que vêm de locais distintos. O cajá, por exemplo, vem da Paraíba; o abacaxi, do Pará. Isto é possível pois a cervejaria tem parcerias atuantes com outras cooperativas do País.
Cerveja orgânica é mais uma iniciativa de um mercado em efervescência (Créd. Rafael Petry)
A principal diferença da cerveja orgânica em relação às demais artesanais, mas principalmente às feitas em caráter industrial, é justamente o uso de ingredientes que tenham cultivo desta forma. Porém não é fácil encontrá-los. A cevada orgânica vem de Santo Antônio do Palma, município do Norte gaúcho, distante 200 km de Picada Café.
Mas não basta haver apenas a produção orgânica, ela precisa ser sustentável e rentável ao mesmo tempo. “Todo o projeto aqui utiliza energia fotovoltaica e reutilizamos água da chuva, utilizando depois na limpeza da produção. Uma indústria como a nossa usa muita água, então buscamos ter esta consciência”, afirma o presidente da Coopernatural, Ricardo Fritsch.