Geral
Vinte entidades de Ivoti assinam termos de fomento com projetos voltados à infância e adolescência
Nesta quarta-feira, 10, foram assinados os Termos de Fomento com as 20 entidades contempladas no Edital CMDCA 01/2025. Os recursos são provenientes do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), originados das destinações do Imposto de Renda feitas por pessoas físicas e jurídicas nos anos de 2023 e 2024.
Foram contemplados 20 projetos em um investimento de R$ 270.000,00. Além disso, também foram assinados termos de projetos custeados por destinações específicas, reconhecidos pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDA) como iniciativas de relevância para o município.
O momento contou com a presença do prefeito em exercício, Alexandre dos Santos, da secretária de Educação, Marisa Hartmann, do secretário de Administração, Luís Donato Dilly, além de representantes das entidades beneficiadas.
Como destinar recursos
Segundo a presidente do CMDCA Ivoti, Irene Rosany Mieth, atualmente o histórico de captação de valores fica em torno de 5% do valor total que poderia ficar em Ivoti a cada ano e ser aplicado diretamente em projetos para crianças e adolescentes na comunidade local. “É importante a divulgação e a conscientização da comunidade porque em torno de 95% do potencial de captação vai embora como imposto para o governo federal todos os anos”, afirmou.
A destinação dos valores, para quem faz a declaração do Imposto de Renda Completa, pode ocorrer de duas formas: o contribuinte pode calcular até 6% do Imposto devido deste ano e depositar via PIX no CNPJ do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (Chave PIX nº 15.004.745/0001-04) ou a destinação de 3% diretamente na Declaração Anual. Na Declaração tem um campo específico para a destinação para a Criança e Adolescente e o mesmo valor poderá ser destinado também para a Pessoa Idosa. Se o contribuinte que efetuar a destinação para uma entidade específica, precisa encaminhar o recibo e o Darf para a entidade buscar o recurso junto ao Fundo através de projetos. Se não efetuar a destinação para alguma entidade, este valor será destinado pelo CMDCA através de edital específico.
Entre essas destinações especiais, estão:
Associação Weltfreunde Amigos do Mundo, com o projeto “Robótica Educacional para Crianças e Adolescentes”;
Associação Evangélica de Ensino, com o projeto “Atendimento a crianças e adolescentes com deficiência”, voltado à formação e oficinas de práticas para monitores de apoio à inclusão e profissionais das salas de recursos (AEE).
Entidades e projetos contemplados pelo Edital CMDCA 01/2025
APAE Ivoti – Quem Ri Junto, Ri Melhor
Associação Educ. Criança Feliz – Escola que Acolhe
Associação Encanto de Vida – Brincar, mexer, rir e sentir
Associação Evangélica de Ensino – Teatro: Cuide de Mim
Associação Weltfreunde – Robótica Educacional
CPA EMEI Bem Querer – Valorização da cultura infantil: potencializando o desenvolvimento das crianças nas práticas cotidianas escolares
CPA EMEI Bom Pastor – Vamos brincar num ambiente mais naturalizado?
CPM EMEI Jardim dos Sonhos – Aprendendo em companhia
CPA EMEI Pedacinho do Céu – Potencializando espaços de brincar ao ar livre
CPM EMEF Concórdia – Entre Sentidos e Sons
CPM EMEF Eng. Ildo Meneghetti – Janelas para o mundo – Parcial
CPM EMEF Jardim Panorâmico – O jogo como recurso lúdico de interação e aprendizagem
CPM EMEF Nelda Julieta Schneck – Vivências que Transformam: Fortalecendo vínculos e oportunidades no Campo
CPM EMEF Olavo Bilac – Organizar para acolher
CPM EMEF 19 de Outubro – Semeando o amanhã
CPM EMEF 25 de Julho – Promoção do protagonismo adolescente
CPM PLUG – Rodas de conversa com crianças, adolescentes e profissionais do PLUG: diálogo como base para a mediação de conflitos
Instituto Encanto | Vó Maruca – Em um mesmo sofá: Um diálogo pela Infância
Projeto Criança Cidadã – Sonho em fios e sabores
