Geral
Violência contra mulher cai 71% em Estância Velha
Números apontam queda desde a implementação do programa Mulheres Protegidas.
Leonardo Oberherr
A guarda Municipal de Estância Velha divulgou na última quarta-feira (08), no Dia Internacional da Mulher, em evento de comemoração de dois anos do programa Mulheres Protegidas, que o número de ocorrências de violência contra a mulher diminuiu em 71% desde a implementação do Programa na cidade.
O evento contou com a presença de representantes das forças de segurança da cidade e de convidados. O Secretário de Segurança José Dresch comemorou os resultados do programa que combate à violência contra as mulheres, e destacou o interesse de outros municípios em criar o programa. Nos últimos dias, a Guarda Municipal de Cachoeirinha visitou Estância Velha para aprender como o projeto foi implementado.
Na ocasião o Prefeito Diego fez uma singela e significativa homenagem às mulheres presentes pela passagem do Dia da Mulher. Diego destacou a importância do programa e os excelentes resultados apresentados nestes dois anos de atuação da Patrulha Especializada da Guarda Municipal que faz o acompanhamento de mulheres com medida protetiva. “Diminuição de 71% das ocorrências de violência contra as mulheres e índice zero na reincidência de casos nas mulheres acolhidas pelo programa é motivo de muito orgulho pra todos nós”, destacou o Prefeito.
Rede de apoio
Atualmente 45 mulheres são protegidas pelo programa que oferece proteção e segurança às mulheres vítimas de violência, com uma rede de apoio inclusive com atendimento psicológico e jurídico, através do Centro de Referência da Mulher. Carol Vanzin Hoffmann, coordenadora do CREAS falou sobre o acolhimento do Programa e as formas de violência, incentivando as mulheres a procurarem ajuda.
Três vítimas de violência atendidas pelo programa deram depoimentos emocionantes e salientaram a importância do acolhimento do Mulheres Protegidas nas suas vidas. “Anjos vestem fardas”, destacou uma delas em relação aos agentes da Guarda Municipal que acompanharam o seu caso até que a situação ficasse controlada.
Quer tirar suas dúvidas sobre o programa, ou realizar alguma denúncia? Contate-os através dos telefones
153
3561-9278
98915-2137
Foto: Sandra Costa / PMEV