Geral
Você sabia que a chef finalista do reality da Globo assinou o cardápio de um restaurante em Santa Maria do Herval?
Arika Messa, única mulher na final do programa “Chef de Alto Nível”, criou o cardápio do Prost, empreendimento que resgata a cultura do Teewald às margens da ERS-373
Por Cleiton Zimer
A chef de cozinha Arika Messa, que mora e trabalha na Região das Hortênsias, está na final do reality show Chef de Alto Nível, da TV Globo. Aos 42 anos, ela é a única mulher entre os finalistas e carrega no currículo uma trajetória que une técnica, criatividade e afeto.
Além dela, os participantes Lira e Mamede disputam o prêmio de R$ 500 mil, além de uma mentoria exclusiva com os chefs Alex Atala, Jefferson Rueda e Renata Vanzetto, e uma imersão no Outback. A final terá exibição ao vivo nesta quinta-feira (21), após a novela Vale Tudo.
Nascida em Porto Alegre, Arika mora em Canela desde 2016, mas trabalha na região desde 2009. Formada pela primeira turma de Gastronomia da Unisinos, já assinou cardápios de restaurantes renomados, atuou como professora no Senac e foi eleita Melhor Consultora Gastronômica de Gramado em 2024 pela revista Sabores do Sul. Também é mãe de duas filhas e representante da comunidade LGBTQIA+.
Você sabia que…
A mesma chef que está na final do reality da Globo é quem assinou o cardápio do Prost, novo restaurante de Santa Maria do Herval?
O empreendimento, localizado às margens da ERS-373, no caminho mais curto entre a Região Metropolitana e Gramado, é mais do que um café, bar e restaurante: é um manifesto gastronômico que traduz a alma do Teewald.

Restaurante Prost, localizado em Santa Maria do Herval (FOTO:. Lucas Strey)
Um brinde à cultura viva
O Prost é um negócio familiar, conduzido pela família Marscher, profundamente enraizada na cultura local, e tem como mentor o empreendedor e decorador Maico Zimmer, responsável por toda a ambientação.
A cozinha, porém, é o coração do espaço. E foi justamente Arika Messa quem criou o cardápio bilíngue — português e Hunsrückisch —, que resgata receitas, sotaques e memórias da colônia. “Temos três frentes no restaurante. A Arika é a chef que cuida do cardápio e acompanha tudo de perto”, explica Maico.
O cardápio completo do espaço você confere AQUI, diretamente no Instagram do restaurante. Além de uma gastronomia de destaque, o local também conta com chopp da casa em litro.
Com decoração temática que mistura elementos rústicos e símbolos da Oktoberfest, o Prost propõe ser uma Oktoberfest o ano inteiro, mas com autenticidade e alma de colônia. Localizado em um antigo moinho, o espaço preserva até mesmo parte da antiga serraria no centro do salão, unindo memória e futuro.
A expectativa é que, com a conclusão da ERS-373, o fluxo turístico aumente e o Prost se consolide como parada obrigatória entre a Capital e a Serra. “Queremos que o cliente se coloque dentro da região. Que ele entenda quem somos e se sinta acolhido como se estivesse entrando na casa de um conhecido”, resume Maico.
Não por acaso, o nome Prost — expressão alemã usada para brindar — resume bem a proposta: um brinde à cultura viva, à boa comida e à identidade de um povo.
