Geral
Vulcão em Lindolfo? Não há motivos para preocupação
Lindolfo Collor – O Diário revelou com exclusividade nesta terça-feira, que a Prefeitura fará um estudo para descobrir se resquícios encontrados em meio ao paredão de arenito, ao lado do Sicredi, são de lava vulcânica. A possível descoberta foi feita pelo pastor luterano natural do município, Jaime Afonso Dhein.
Apesar de o tema trazer certo espanto, não há motivos para preocupação. Pelo contrário, já que a possível descoberta pode se tratar de um registro histórico anterior ao surgimento da humanidade. Atualmente não há nenhum vulcão ativo no Brasil. Isso deve-se ao fato de o nosso território encontrar-se em uma área continental das placas tectônicas, afastado da zona de encontro entre uma placa e outra. Além disso, o nosso relevo é considerado geologicamente antigo, de forma que ele já foi muito desgastado por erosões, ao mesmo tempo em que as crateras vulcânicas já deixaram de existir.
Um geólogo consultado pelo Diário explica que somente presencialmente será possível diagnosticar se os resquícios encontrados são de lava vulcânica. “Apesar de eu ser geólogo, não atuo nessa área e por isso seria mais prudente ter uma informação fidedigna de alguém que, de fato, atua na área das geociências. Eu só vi pela foto e supus que fosse relacionado a um evento geológico. Mas para ter certeza, só olhando no local”, explica.
Segundo ele, o basalto que cobre a maior parte da região sul do Brasil e, consequentemente, aqui dos vales do Sinos e Caí, é resultado de vulcanismo causado pela separação da África e da America do Sul. “É, na verdade, resultado de derramamento de lava pelas rachaduras da crosta”.