Notícias

Gilnei explica a situação dos poços de Santa Maria do Herval

12/08/2020 - 17h58min

Gilnei Capeletti foi à sessão da Câmara para detalhar a situação (FOTO:Cleiton Zimer / arquivo Diário)

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval – O vice-prefeito Gilnei Capeletti (MDB) esteve na última sessão da Câmara após questionamentos de vereadores da oposição que levantaram a questão de poços que haviam sido perfurados, mas, que não estavam sendo colocados em uso.

Gilnei listou esses poços perfurados há mais de 15 anos e que não foram instalados devido à baixa vazão. Isso, de acordo com ele, não atenderia a demanda dos moradores que precisam de água através da extensão de novas redes. Outro problema citado por ele é que os mesmos foram perfurados em locais que não há rede trifásica e, portanto, dificulta a instalação.

O vice-prefeito mencionou um poço perfurado em Padre Eterno Ilges em 2005, que possui vazão de 4m³ por hora; outros dois perfurados em 2004 em Alto Padre Eterno com vazão de 2m³ e 3,6m³; outro é o da Linha Marcondes, cuja perfuração foi feita em 2005, e que possui vazão de 12m³. De acordo com Gilnei, esse é último é razoável “mas não da para dizer que é bom” e falta a rede trifásica.

Renânia

Por último apresentou um poço perfurado em 2002 na Nova Renânia, que possui vazão de 19m³. No local foi feita uma tentativa, durante a estiagem, de ativar o poço, porém, Gilnei trouxe uma amostra da água que, de acordo com ele, está com qualidade duvidosa, suja e com lodo. “Não vamos dizer que não da para usar e que não pode ser tratada, mas com certeza será um investimento muito grande, ou, o poço precisa ser todo revestido para tentar tirar essa sujeira da água, mas sem garantia”, informou, mostrando uma garrafa de água preta.

Gilnei frisou a dificuldade que o município tem de abastecer todos os moradores, principalmente em Boa Vista, Morro dos Bugres, Canto Becker e Vila Ferraria. Durante a estiagem, foi perfurado um novo poço de 270 metros, mas, sem sucesso. Informou que nos próximos dias será perfurado mais um, dessa vez podendo chegar até 500 metros na Vila Ferraria. “Sabemos da necessidade de investimentos para abastecer a população e da ampliação na rede”, concluiu.

Questionamentos

O vereador Roberto Schneider (PSDB) concordou com a questão da rede trifásica, destacando que os vereadores e Executivo devem se reunir para resolver o problema com os responsáveis pela distribuição de energia. Além disso, questionou se testes foram feitos com a água escura de Nova Renânia, para atestar de onde vem a sujeira.

Plinio Wagner (PP), que fez a cobrança em sessões anteriores, agradeceu pelas informações do vice-prefeito. “A população nos cobra; eu nem sabia disso”, afirmou, dizendo ter conhecimento da questão da rede trifásica. Entretanto, Plinio diz que o projeto de perfurar um poço de 500 metros pode acabar afetando outros poços. “Um agricultor na Linha Marcondes teria perfurado dois poços e achado água; de repente, não é necessário investir em um lugar onde precisa de muita profundidade”, afirmou.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário