Notícias

Governo do Estado propõe retomada das aulas presenciais no final de agosto

11/08/2020 - 16h44min

Estado – Em reunião realizada nesta terça-feira, 11, o governo do Estado apresentou à Famurs a intenção de retornar as aulas presenciais no próximo dia 31 de agosto, tanto para a rede pública como privada. Inicialmente, retornaria a Educação Infantil. A ideia é que os regressos sejam escalonados para todos os níveis.

“É evidente que não colocaremos nossas crianças e nossa equipe de educação em risco sem termos segurança dessa redução de contágio. Vamos reduzir o nível de exposição presencialmente, dividindo turnos e horários”, afirmou o governador Eduardo Leite, salientando a importância de manter algum nível de contato entre professor e aluno para reduzir os danos de aprendizagem.

O retorno às aulas presenciais ocorrerá, pela proposta do Estado, somente nas regiões que estiverem em bandeira amarela e laranja. Caso todas as 21 regiões do distanciamento controlado permaneçam em uma das duas bandeiras entre setembro e dezembro, haverá custo extra de R$ 270 milhões. Isto inclui aprendizagem, capacitação, equipamentos de proteção e materiais de desinfecção e contratação de professores e profissionais de apoio (serventes e merendeiras) para professores e alunos.

Somente em EPIs, o Estado afirma que investiu R$ 15,3 milhões. Após a reunião, os presidentes das 27 associações regionais levarão o tema aos demais prefeitos para formularem suas posições e depois unirem todas em uma proposta única da Famurs, a ser novamente debatida com o Estado em breve.

Cronograma previsto para retorno às aulas

31 de agosto – Ensino Infantil (público e privado)
14 de setembro – Ensino Superior (público e privado)
21 de setembro – Ensino Médio e Técnico (público e privado)
28 de setembro – Ensino Fundamental – anos finais (público e privado)
8 de outubro – Ensino Fundamental – anos iniciais (público e privado)

Copyright© 2020 - Grupo o Diário