Conecte-se conosco

Notícias

Grupo de doadores de sangue de Dois Irmãos tem mais de 800 participantes

26/07/2022 - 17h55min

Grupo que participou das últimas doações. Crédito: Arquivo pessoal

Por Giordanna Benkenstein Vallejos

 

Dois Irmãos — Todos os sábados, o grupo de doadores de sangue de Dois Irmãos oferece transporte gratuito para os participantes. Na atualidade, são aproximadamente 800 pessoas integrantes do grupo, que dedicam parte do seu tempo, no final de semana, para ajudar o próximo.

Conforme o vereador e coordenador do grupo, Sérgio Kroetz, os doadores vão participar do desfile cívico. Com o aumento de membros, eles precisam de patrocínio para novas camisas, para que todos possam desfilar uniformizados. “Estamos indo doar todos os sábados e algumas vezes vamos em dois lugares. Precisamos de um patrocínio para as camisetas, porque vamos participar do desfile cívico, no 7 de setembro. ”, disse ele.

Como ajudar

Caso queira doar ou ajudar com as camisetas, entre em contato pelo WhatsApp (51) 99500-2719 ou pelo Instagram: @doadoresdesanguedieregiao. Para doações, a pessoa precisa se encaixar em uma lista de exigências e é recomendado o agendamento com antecedência.

 

 Doador português participa do grupo

Ricardo Rêis veio da região de Lisboa em novembro, para morar com a esposa e filhos em Dois Irmãos. Ele conta que era doador de sangue há alguns anos em Portugal, e que continuar doando foi uma das prioridades quando chegou no Brasil. “Faço doação a cada dois meses e meio, porque é algo que não me custa nada e pode salvar uma vida. Além disso, para o próprio corpo é positivo também, pois renova o sangue e ganha os resultados do exame.”, disse ele.

O português explica que em seu país, existem eventos de recolha de sangue, que vão até às pessoas para buscar as doações. Ademais, ele explica que em Portugal existe uma carteirinha de doador, que possibilita descontos. Além disso, quando passava o intervalo entre uma doação e outra, Ricardo e os demais doadores eram avisados pelo celular, para voltarem a doar.

Apesar da ideia de ter que ir até um local específico para doar sangue ser diferente do que ele estava acostumado, Ricardo já participou de três doações desde que chegou em Dois Irmãos, pelo grupo de doadores. “As pessoas as vezes ainda dizem, que não querem se deslocar e perder meio dia do seu tempo.  Sendo que na verdade, nós estamos a ganhar ajudando o próximo. ”, disse ele.

 

 

Próximas doações do grupo

Data: 30/07

Destino: Hospital Conceição

Saída: 06:10

Para: Liane Utzig

 

Data: 06/08

Destino: Hospital das clínicas

Saída: 06:40

Para: Magda Cristina Martins Peixoto.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.