Notícias
Guardas Civis municipais de Estância Velha, condutores de Cães Policiais participam de capacitação na Polícia Federal
Treinamento focou em detecção de drogas e explosivos, e revalida a superioridade dos animais frente a equipamentos tecnológicos no combate ao crime.
Estância Velha – Condutores do Canil da Guarda Civil Municipal (GCM) de Estância Velha participaram nesta sexta feira (21) de uma instrução especializada na Polícia Federal (PF), com foco em técnicas avançadas de detecção de drogas e explosivos. O aperfeiçoamento reforça a atuação da corporação local e a indispensável relevância dos cães farejadores no trabalho de segurança pública.
Cães Mais Eficientes que a Tecnologia
A instrução na PF destacou que, apesar dos avanços em equipamentos de segurança, os cães continuam sendo o método mais eficiente e preciso para a localização de substâncias ilícitas.
Durante a apresentação, foram citados estudos internacionais, como um relatório do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, que comprovam a superioridade biológica dos cães. Fatores como agilidade, precisão, mobilidade e independência de calibragem mantêm os animais à frente de ferramentas como raio-X e espectrômetros. Na PF, os animais são classificados como Cão Detector de Drogas (CDD) e Cão Detector de Explosivos (CDE).
Técnicas Aplicadas em Vistorias
As técnicas de detecção aprendidas na PF são as mesmas utilizadas pelos Guardas Civis Municipais em todo o país, e o Canil da GCM de Estância Velha vem ampliando continuamente sua capacidade operacional. Nas ações de rotina da GCM, especialmente em vistorias de veículos, os cães são empregados em pontos estratégicos, como:
* Portas e painéis;
* Para-choques e tanques;
* Compartimentos ocultos, frequentemente usados para esconder entorpecentes.
Ao identificar o odor da substância, o cão realiza a marcação passiva, indicando com precisão o local exato que deve ser inspecionado pela guarnição.
A integração entre o treinamento especializado e o alto desempenho biológico dos cães reforça o papel vital desses animais no combate ao tráfico de drogas. Para a GCM de Estância Velha, o investimento contínuo e o aprimoramento do Canil, bem como os demais departamentos da corporação, representam um incremento na segurança da comunidade e maior eficiência nas ações preventivas e repressivas no município.
O prefeito de Estância Velha, Diego Francisco, ressalta o investimento constante do município, tanto em equipamentos, como na capacitação e formação dos servidores da Guarda Municipal, visando garantir uma maior segurança e trazer soluções de problemas para nossa comunidade.



