Notícias

Hortêncio: mesmo com seca, Festa do Aipim terá seu produto símbolo

11/03/2020 - 14h40min

Produção do aipim foi duramente afetada pela seca (Créd. Alex Günther)

São José do Hortêncio – A estiagem que castiga o Estado desde dezembro do ano passado quase estragou uma grande festa. Além dos prejuízos gerados pela seca aos produtores, que tiveram perdas consideráveis no campo, por muito pouco o maior evento do município não ficou comprometido em razão do seu produto símbolo.

A XVIII Festa do Aipim inicia somente em 17 de abril, e até lá, a perspectiva é que os visitantes possam encontrar todas as delícias do evento em fartura. Isso porque o aipim foi afetado pelos dias secos, desenvolvendo raízes que não chegam a ter sua qualidade afetada, porém apresentam volume inferior a outras colheitas recentes.

De acordo com o secretário da Agricultura, Breno Kafer, a perda não representa um risco para o evento, porém chama atenção para possíveis perdas que o produtor pode ter. “Em geral, as raízes desenvolveram pela metade. Podemos recuperar isso nas próximas semanas se houver uma reposição hídrica considerável. Caso contrário, o prejuízo é certo”, constatou o secretário.

Estrela garantida na festa

Mas não há motivo para alarde. De acordo com Kafer, há uma boa chance de que quem plantou com o intuito de comercializar para a festa, para colher em dezembro, teve uma boa resposta da produção. “Talvez não tenhamos a mesma quantidade e qualidade de dois anos atrás, na realização da última Festa do Aipim, porque naquele período nossa agricultura vivia um momento muito bom”, destacou.

Prejudicada mesmo, só a venda do produto in natura. A raiz subdesenvolvida não fica tão atrativa nas prateleiras dos mercados, um modelo de negócio onde o aspecto do produto é o item mais observado pelo consumidor. “Lá em maio, quando o produtor fizer os cálculos da produção se equiparando com o mesmo período do ano passado, vai perceber uma grande diferença de vendas. Isso, claro, se o cenário climatológico não mudar”, finalizou Breno.

Um momento aguardado

A XVIII Festa do Aipim acontece entre os dias 17 e 26 de abril, com o ápice de sua programação em dois finais de semana. O evento acontece a cada dois anos e costuma receber em média mais de 10 mil visitantes a cada edição. No último dia 6, foi revelada em evento no Ginásio Municipal, a tão aguardada programação da festa, que entre as atrações terá a presença das bandas Os Atuais, Porto do Som, Brilha Som, Banda Alegria, Barbarella, Lucas & Felipe, Sandro Coelho e Musical Encanto.

A Festa do Aipim ocorre no Ginásio Municipal e imediações, com uma grande estrutura montada no entorno do espaço. Haverá 48 estandes com espaços de alimentação, agroindústria familiar, indústria e comércio. A estrutura também será composta de palco, pista de dança, parque de diversão e lamódromo para os jipeiros.

Sair da versão mobile