Notícias
ICMS pode afetar valor do dissidio dos sapateiros
Geison Machado Concencia
Dois Irmãos – O representante do Sindicato dos Sapateiros de Dois Irmãos e Morro Reuter Luiz Eduardo conversou com o jornal, na manhã de quarta, 27, sobre o dissidio da categoria. Nesse mês foi entregue ao sindicato patronal os assuntos que serão negociados entre as duas entidades, entre elas está a renovação da Convenção da categoria que determina direitos como auxílio creche, transporte, auxílio fúnebre e reajuste com, pelo menos, o valor da inflação. As negociações do dissidio ocorrerão em agosto, depois do dia dez, quando sai o balanço da inflação do mês.
No mês de julho, a inflação está em 10,5%, mas pode ser que mude até o mês oito. Romeu comenta que a diminuição do ICMS pode afetar o percentual, pois como houve a redução desse imposto, pode diminuir o valor da inflação acumulada de janeiro a agosto. Pode acontecer dos 10,5 diminuir para 10%. Enfim, a diminuição do ICMS pode afetar no valor do dissidio.
Com relação a situação do calçado Luis Eduardo comenta que tem recebido dos empresários notícias de que até final do ano as fábricas estão com dificuldade para garantir os pedidos. “A primeira metade do ano foi de muito serviço no setor coureiro calçadista, porém, agora não há uma produção tão forte quanto foi no início do ano,” comenta Luis.
Pautas enviados ao sindicato patronal:
A primeira é de pelos menos o pagamento da inflação, seguido do aumento salarial real, sexta de alimentos e não adesão por parte das empresas das reformas trabalhistas. Outro ponto levantado pelo sindicato foi a renovação da convenção da categoria. Nela, estão pedidos de manutenção de direitos como o piso salarial, o auxílio-transporte, a compensação de feriados, auxílio creche.