Notícias
Idosos do Projeto de Hidroginástica participam de pesquisa da Universidade Feevale
Dois Irmãos – Com o intuito de mensurar o impacto da atividade física na terceira idade, estudantes da Universidade Feevale iniciaram o projeto de pesquisa na tarde da última terça-feira (10), com os idosos participantes do Projeto de Hidroginástica, oferecido há 12 anos pela Administração Municipal de Dois Irmãos, através da Secretaria da Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente.
Quais os benefícios da prática de exercícios? Quais estratégias usadas para o envelhecer bem?
Estas são algumas das respostas que serão buscadas através do Projeto de Pesquisa denominado de “Avaliação do Envelhecimento bem-sucedido em pessoas idosas que praticam hidroginástica em Dois Irmãos”. A pesquisa está sendo coordenada pelo Programa de Pós-Graduação Diversidade Cultural e Inclusão Social, e conta com mestrandos e doutorandos das áreas de psicologia, educação física, quiropraxia, enfermagem e fisioterapia.
De acordo com a prefeita Tânia Terezinha da Silva, que acompanhou o lançamento do Projeto de Pesquisa na Nativa Academia e Escola de Natação, ressaltou que o município é um dos únicos da região a oferecer hidroginástica. “O projeto é muito mais que exercício físico, é convivência com mais pessoas, é motivação e compromisso para sair de casa. Apesar de nunca ter feito uma pesquisa científica sobre as pessoas que participam do projeto, constatamos que houve uma redução no uso de medicamentos e menos doentes”, diz a prefeita.
O secretário da Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente, Afonso Carlos Bastian, frisou que é um estudo importante para as pessoas participantes e até para o município poder aperfeiçoar ainda mais os projetos oferecidos para a terceira idade.
Conforme a professora e coordenadora do programa, Geraldine Alves dos Santos, os estudos podem durar até cinco anos e levarão em conta diversos aspectos como postura, risco de queda, dores crônicas, questões emocionais, resiliência e relações interpessoais. “Queremos entender como as pessoas envelhecem bem. Chamamos isto de envelhecimento bem-sucedido. Vamos fazer a pesquisa com um grupo pequeno, mas será compartilhado com os 250 participantes do projeto”, disse Geraldine.
Reni Barth, 73 anos, foi a primeira participante da hidroginástica a ser avaliada pela mestranda Caroline Fagundes. “Adoro as aulas e participo desde 2008. Melhorou muito minha saúde e até diminui o número de remédios que tomava contra as dores. O projeto proporciona mais qualidade de vida”, disse Reni.
Por ano, a Administração Municipal realiza um investimento de R$ 115 mil de recursos livres para o Projeto de Hidroginástica. As aulas acontecem semanalmente nas academias Vidativa e Nativa.
Leia mais:
Já ouviu falar em Estabilidade no emprego? A demissão de empregado não é tão simples !
Site que vende CPF, endereço e outros dados pessoais é alvo de investigação
Pelo menos 14 presos estão em viaturas em Porto Alegre