Conecte-se conosco

Destaques

Instituto denunciado pelo Fantástico premiou vereadora de Ivoti que renunciou ao cargo dois anos antes

08/08/2018 - 11h47min

Atualizada em 08/08/2018 - 13h41min

Ivoti – A reportagem exibida pelo Fantástico, da Rede Globo, mostrou o comércio de diplomas de mérito a gestores público. Na matéria, o Instituto Tiradentes concede um diploma até para um jumento chamado Precioso, que recebe o prêmio de um dos 100 melhores gestores do Brasil.

Em Ivoti,  a premiação já foi considerada uma fraude em 2011. Nesta época, a Câmara de Vereadores recebeu um ofício do instituto, que premiou três ivotienses como melhores vereadores. Porém, Marquitt Fröhlich, uma das ganhadoras, havia renunciado ao cargo no dia 1º de setembro de 2009, dois anos antes.

A premiação foi considera uma fraude pelo vereador Milton Mayer, que também recebeu a condecoração, junto com Alcido Ratzinger. “Nunca quis ser melhor do que ninguém. Além do mais, uma coisa tem que estar errada porque avaliaram uma pessoa que nem é mais vereadora e que renunciou. Para obter esse resultado, devem ter entrevistado os nossos pais”, disse ele em 2011.

“É fraude”, definiu vereador em 2011

Em maio de 2011, o então vereador Milton Mayer voltou a falar do assunto. “Trata-se de uma fraude. Assim, as pessoas são enganadas. Como a Marquitt poderia ser uma das melhores vereadoras se ela nem mais estava na Câmara? Até telefonaram para mim ir receber a medalha em Porto Alegre e se eu levasse os demais vereadores, a minha participação no evento sairia de graça”, disse ele na época.

As falas de Milton constam nas atas das reuniões do Legislativo de 2011, que o Diário teve acesso. O Ministério Público do Estado informou que vai investigar a empresa e o comércio de prêmios concedidos a gestores públicos.

CONTRAPONTO

Ao Fantástico, o instituto informou que não comercializa medalhas e diplomas de mérito, nem certificados de participação em seus seminários, que são emitidos, apenas, àqueles participantes presentes em pelo menos 75% dos seminários.

Leia também: 

Vereador de Lindolfo recebeu “prêmio” de instituto denunciado no Fantástico

Que tal um jumento ser escolhido como prefeito destaque em gestão

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.