Notícias
Jean Schmitz, de Santa Maria do Herval, é destaque nacional na Olimpíada de Matemática
Aluno da Escola Dr. Alberto Schweitzer, recebeu medalha de bronze nacional e prata estadual na edição de 2024
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval | O nome de Jean Schmitz, de 14 anos, morador do interior da localidade de Nova Renânia, agora ecoa com orgulho em toda a região – e do país. Aluno do 8º ano da Escola Estadual Dr. Alberto Schweitzer, de Boa Vista do Herval, ele conquistou duas importantes premiações na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP): medalha de bronze nacional e medalha de prata estadual, ambas referentes à edição de 2024.
A cerimônia de premiação aconteceu no dia 14 de junho, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, e emocionou familiares, colegas e educadores.

Da esquerda para a direita: Professora Janice, com os alunos Jean, Caio e Guilherme – que também foram premiados.
Orgulho da escola e da comunidade
A supervisora da escola, Fabiana Foppa Bassegio, destacou o significado da conquista para toda a rede escolar:
“A conquista do Jean representa muito mais do que uma vitória individual. É um marco de orgulho, reconhecimento e inspiração para toda a comunidade escolar. Reflete o esforço, a dedicação e a curiosidade intelectual dele e dos colegas, também premiados. Com o apoio incansável da professora Janice Arnold, esses alunos mostram que o talento floresce quando há incentivo, disciplina e amor pelo conhecimento.”

Supervisora Fabiana Foppa Bassegio
Além de Jean, Caio Alessandro Schmitt foi premiado com bronze na etapa regional e menção honrosa na nacional. Já Guilherme Luis Boone recebeu menção honrosa regional.
Um menino caprichoso, estudioso e apaixonado por matemática
Para a mãe, Adriana Moz Schmitz, 50, o reconhecimento é resultado do empenho e do amor de Jean pelo aprendizado:
“Ele é muito estudioso. Difícil ele não tirar 10 em matemática. Estuda de manhã na Schweizer e de tarde ajuda aqui em casa, cuida dos bichos com meu irmão. Ele é caprichoso, atencioso, educado. Um menino nota 10”, afirma Adriana, destacando também o empenho e dedicação do irmão gêmeo, Vinícius.

A mãe Adriana com seus dois filhos
Eles nasceram no dia 26 de junho de 2011. Recentemente, completaram 14 anos. A data ganhou ainda mais significado com as conquistas recentes.
“O pai deles, Loivo Ivan Schmitz, morreu em 2018, vítima de um câncer, aos 43– quando os meninos tinham 7. Mas tenho certeza de que está muito orgulhoso dos filhos”, contou Adriana.

Jean com a mãe recebendo o prêmio em Porto Alegre.
Cumplicidade e lealdade
Enquanto Jean subia ao palco para receber sua medalha de bronze, em junho, Vinícius permanecia sozinho – porém firme e forte – na disputa final do torneio de pênaltis no campo dos Atiradores, em Boa Vista.
Os dois participaram juntos do campeonato, mas, diante da coincidência das datas, Vinícius teve que representar ambos.
O resultado?
Recebeu dois troféus de vice-campeão na categoria — que trouxe para casa com orgulho, dedicando a conquista ao gêmeo que brilhava nos estudos.

Vinícius jogou por ele e pelo irmão, conquistando dois troféus
A educação é uma engrenagem
A trajetória de Jean também reflete a importância do vínculo entre aluno e educador. “Desde que foi para a Schweizer com a professora Janice, ele se desenvolveu muito. Ela sempre diz: ele entende, ele pega e faz”, contou Adriana.
Já para a escola, a conquista tem um peso coletivo. Como resumiu a supervisora Fabiana Foppa Bassegio: “Ver nossos alunos se destacando em um cenário estadual e nacional é um incentivo poderoso para toda a comunidade escolar: equipe diretiva, supervisão e professores sentem-se ainda mais motivados, colegas se inspiram a acreditar em seu próprio potencial, e a escola se fortalece como um espaço de possibilidades reais e transformadoras.”
