Notícias
Jornada de Educação Financeira nas Escolas impacta alunos de toda região
Programa piloto conecta educação financeira ao currículo escolar
GIAN WAGNER BAUM
Nova Petrópolis/Região – Chegou ao fim o projeto piloto da Sicredi Pioneira, a Jornada da Educação Financeira nas Escolas. Para celebrar o encerramento da edição piloto, cerca de 120 pessoas se reuniram na Associação dos Colaboradores da Sicredi Pioneira, em Nova Petrópolis.
O principal objetivo da Jornada Financeira nas Escolas é conectar a educação financeira ao currículo escolar por meio da formação de professores e coordenadores pedagógicos. Neste processo de aprendizagem todos são envolvidos: professores, estudantes e familiares das turmas anos iniciais do Ensino Fundamental.
O projeto começou em abril e chegou até setembro 18 municípios da região de atuação da cooperativa Pioneira. Em cada município foi atendida uma escola e foram contemplados todos os onze municípios de cobertura do Diário. Estima-se que o programa tenha alcançado cerca de 900 estudantes e mais de 50 profissionais da educação.
METODOLOGIA – O projeto funciona parecido com o programa A União Faz a Vida, que possui uma metodologia própria. A Fundação Sicredi, em conjunto com todas as cooperativas e centrais, instituiu uma nova metodologia para a educação financeira em 2022: o método COOPS, que é o Método de transformação financeira do Programa Cooperação na Ponta do Lápis, elaborado para auxiliar na construção de hábitos financeiros sustentáveis.
Durante a jornada, esse método foi conectado com o currículo da instituição de ensino. Promovendo a adoção de novos e saudáveis hábitos financeiros desde a infância em um programa onde o aluno é protagonista do seu processo de aprendizagem e os conteúdos estão inseridos na realidade da sua comunidade. “[Os principais momentos deste ano foram] a adesão e a participação dos professores, bem como os processos de construções coletivas ao encontro de ressignificar e ampliar repertórios aos contextos e singularidades. Possibilidades de perceber que há outros caminhos a serem construídos, assim como o desejo de conhecer mais em relação ao tema”, explica Raquel Karpinski, assessora pedagógica da Sicredi Pioneira.