Notícias
Ladrões já haviam arrombado cerca para furtar caminhão em Dois Irmãos
Por Cleiton Zimer
Dois Irmãos – A ação rápida da Brigada Militar frustrou criminosos na noite de terça-feira, dia 29. Um sujeito de 20 anos, natural de São Leopoldo, foi preso após tentar furtar um caminhão de uma empresa no Vale Verde; ele e outro comparsa chegaram a cortar a cerca do pátio, entraram e desconectaram o GPS do veículo.
A ocorrência teve início por volta de 21h na rua Afonso Wolf. A polícia militar identificou um VW/Gol, de cor branca, sobre o qual recaíam indícios de envolvimento em um furto de caminhão na cidade de Ivoti na segunda-feira, dia 28 – e que ainda não foi localizado.
Concluíram a primeira parte do furto
A guarnição se aproximou e permaneceu monitorando o veículo à distância e, enquanto isso, foram sendo mobilizadas outras unidades para a realização do cerco e capturar os indivíduos.
Após cortarem a cerca e desativarem o GPS do caminhão, os dois indivíduos voltaram ao carro para “dar um tempo” – possivelmente, na tentativa de esperar se algum alarme havia sido acionado e, posteriormente, retornariam para pegar o caminhão.
Fuga terminou em uma rua sem saída
Eles seguiram até a BR-116 sentido interior/Capital e começaram a empreender fuga ao avistar as viaturas, ingressando na rua Vale das Palmeiras e percorrendo diversas vias vicinais, até que chegaram na rua Sasada, em Ivoti, numa estrada sem saída. Abandonaram o carro e fugiram a pé.
Um deles conseguiu escapar pelo mato e não foi mais localizado, mas o motorista acabou preso. De acordo com a ocorrência, o indivíduo delatou que estavam em Dois Irmãos para furtar um caminhão da empresa. No veículo com o qual fugiram haviam diversas chaves e alicates que foram apreendidas.
Quadrilha que rouba caminhões
O preso – que não possuía antecedentes até então –, foi encaminhado para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Novo Hamburgo, para o registro do flagrante. O carro, removido ao depósito do Detran.
Apesar de não ter passagens pela polícia, o sujeito costuma agir neste tipo de crime, atuando na região do Vale dos Sinos através de uma quadrilha de São Leopoldo. Só não havia sido detido, ainda.
Ações voltadas para
evitar furtos de caminhões
Diante do modus operandi da quadrilha já se acreditava que cedo ou tarde fossem atacar novamente. Mas, não se esperava que seria tão cedo.
De acordo com o comandante da BM de Dois Irmãos, tenente Elton Dhein, a polícia tinha conhecimento de um veículo Gol branco envolvido em outros furtos de caminhões. “Passamos a ater nossos esforços em abordagens a veículos com estas características, além de monitorar locais na cidade em que caminhões ficam estacionados a noite. Felizmente obtemos êxito na prisão”, destacou.