Notícias

Linha Nova vai comprar 250 testes de Covid-19 e criar protocolo próprio

08/07/2020 - 15h55min

Centro de Saúde instalou placas para informar local de atendimento de sintomas de gripe

Linha Nova – Ainda sem confirmações de Covid-19, o município se prepara para eventuais contaminações, e observa que é uma questão de tempo até que casos sejam confirmados. Segundo o prefeito Henrique Petry, deve ser aberta uma licitação para a compra de 250 testes swab, mais precisos, para detecção da doença.

Na terça-feira, 7, houve uma reunião com a secretaria de Saúde no gabinete do prefeito para tratar do assunto. De acordo com ele, o Ministério da Saúde tem um protocolo próprio para que testes sejam realizados, por exemplo, em pessoas com sintomas gripais. O município pretende instituir protocolo próprio, para incluir mais pessoas no grupo de testagens.

“Especialmente profissionais de saúde que trabalham no município ou mesmo fora, e que possamos testar mais seguidamente”, afirma Henrique, sobre as pessoas que devem ser testadas. O projeto está na fase de orçamentos, para mais tarde, após a aquisição, os testes começarem a ser realizados de forma ampla nestes trabalhadores.

Há algumas semanas, o secretário de Saúde de Linha Nova, Nicolau Haas, já tinha afirmado que todos os funcionários do setor, tanto os que trabalham no Centro de Saúde quanto em outras unidades fora do município, estavam sendo testados. Todos os testes tiveram resultado negativo. Até o fechamento desta edição, 55 suspeitas de Covid-19 haviam sido notificadas à secretaria.

Famílias deixam isolamento domiciliar

Henrique também confirmou que já saíram do isolamento as três famílias que estavam em observação, em função de haver tido contato com um homem, morador da Feliz, que foi testado positivo. Duas delas são de localidades do interior e um do Centro. Linha Nova está na região de Caxias do Sul, que reverteu da bandeira vermelha para a laranja no distanciamento controlado.

Nos últimos dias, o Centro de Saúde recebeu uma placa em frente a unidade, informando sobre o local para onde as pessoas com sintomas gripais podem se dirigir, a fim de realizar testes e obter atendimento separado de outros pacientes. A entrada é à direita da principal, onde, em outros momentos, são feitas vacinações no público que necessita da imunização.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário