Conecte-se conosco

Notícias

Litoral espera movimento semelhante ao Ano-Novo no feriadão de Finados

30/10/2020 - 07h31min

Atualizada em 30/10/2020 - 07h31min

Praia da Guarita, Torres, Rio Grande do Sul. (Foto: Divulgação)

Rio Grande do Sul – A Secretaria da Segurança Pública (SSP) confirmou, na quinta-feira, 29, que irá reforçar as equipes no litoral gaúcho para o feriado de Finados, lembrado na próxima segunda-feira, 2/11. O aumento do efetivo se dá após a Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) pedir ajuda tendo em vista a probabilidade de alto movimento, o que gera um pedido de cautela por parte dos municípios por causa da pandemia. Será enviado aos municípios do litoral um contingente que soma 380 servidores da pasta, entre brigadianos,policiais civis e bombeiros. O helicóptero da BM ficará na base de Capão da Canoa em caso de necessidade.

O prefeito de Imbé e presidente da associação, Pierre Emerim da Rosa, afirma que os municípios litorâneos dependem de turistas para sobreviver financeiramente, mas lembra a necessidade de cuidados. Conforme ele, se espera no comércio e área de hospedagem um movimento “similar ao réveillon”, já que, em algumas repartições públicas, o ponto facultativo do Dia do Servidor Público foi mesclado ao feriado.

— O litoral precisa dos turistas e nós trabalhamos para tratar da melhor maneira possível quem venha, mas as pessoas precisam manter os protocolos sanitários. Não é porque está no litoral que podem andar por aí sem máscara, chegar no restaurante e ter comportamento irregular. Aqui não é uma zona fria, livre da covid — destacou.

A associação de municípios lembrou, ao pedir o reforço, que há mais de mil pessoas com as doença ativa no Litoral Norte e 55 internados, “números nunca verificados nem mesmo na fase mais aguda da pandemia”. O prefeito ainda recordou que as cidades não possuem equipes de fiscalização suficientes para a nova demanda da pandemia e um número grande de turistas e, por isso, a necessidade de ampliação do policiamento como forma de prevenção e de presença poder público. O coronel da BM Marcel Vieira Nery, responsável pelo Comando de Policiamento do Litoral Norte, adianta que a corporação fará a fiscalização de ocorrências de perturbação de sossego e pode ser acionada para acompanhar a fiscalização dos municípios, mas não fará abordagens em quem não estiver com máscara, por exemplo.

— Vamos agir dentro dos parâmetros legais, mas sempre apelando para o bom senso. Não havendo bom senso, vamos recolher som, veículos, lavrar termos circunstanciados, assim como já estamos procedendo nesse tipo de situação. Se a Brigada for instada a agir em algum caso de maneira mais contundente, temos aparato para apoiar as autoridades da área específica da saúde — reforçou o oficial.

O reforço

Serão destinados para o patrulhamento no litoral 150 alunos-soldados da Brigada Militar no litoral, acompanhados por outros 60 policiais militares dos cinco Batalhões de Polícia de Choque (BPChoque). Há ainda 60 policiais civis que irão em medida extraordinária, durante o feriado, para Capão da Canoa, Torres, Tramandaí, Cidreira e Rio Grande. Além das polícias, o Corpo de Bombeiros Militar terá o emprego de duplas de guarda-vidas militares nas guaritas centrais nas principais praias do litoral norte, além de Cassino e Laranjal. Ao todo, serão 113 servidores dos bombeiros, em atuação das 8h30min às 18h.

* Com informações de Gaucha ZH

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.