Notícias
Loja vai indenizar vendedora que recebia beliscão e beijo do gerente
Santa Catarina – Uma rede de varejo vai ter que indenizar uma vendedora que denunciu o gerente. O caso aconteceu em São José, na região metropolitana de Florianópolis. A trabalhadora contou que o gerente insistia em dar abraços, beijos e até beliscões.
Ainda segundo ela, o gerente fazia comentários de cunho sexual e tocava nas funcionárias. “Havia abraços, apertões e beijos desnecessários”, disse uma das testemunhas. Conforme o Tribunal Regional do Trabalho, outra pessoa disse que viu o supervisor beijar e beliscar as vendedoras. “Quando elas reclamavam, o supervisor dizia estar apenas brincando”, falou.
O caso foi julogado em primeira estância e a loja foi condenada a pagar R$ 15 mil. A empresa recorreu ao TRT, mas perdeu. Segundo a juíza do trabalho,Maria Beatriz Gubert, o fato de a empresa possuir um canal para denúncias atenua a gravidade de sua culpa, mas não afasta sua responsabilidade. “Essa medida se revelou ineficaz, pois, do contrário, a reclamante e outras empregadas não teriam sofrido assédio”, avaliou, também destacando o caráter pedagógico da condenação.
MAIS ATOS
A vendedora contou também que o gerente pedia para ela subir em uma escada e pendurar um cartaz. Ela realizava a tarefa e o supervisor fazia comentários sobre seu corpo e também chamava os empregados para observar ela.